No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Com a chegada da pandemia, há quem esteja a precisar de ajuda. Mas, também há quem se esforce para ajudar. O Restaurante Copa Cabana, na Rua Alexandre Herculano, em Viseu, está a oferecer sopa a todos aqueles que necessitam.
Ângela Costa, proprietária do restaurante, conta que a iniciativa surgiu no segundo confinamento para combater o desperdício alimentar e chegar às “pessoas que não tinham que comer”.
Com a diminuição dos clientes devido às regras de confinamento, a sopa começou a sobrar. “Lembrei-me de colocar lá fora a dizer que dava sopa a pessoas que precisassem, em vez de chegar a deitar fora pelo menos estava a ajudar alguém”, assinala.
Quanto à adesão por parte dos viseenses, Isabel refere que tem “duas ou três pessoas que vêm diariamente”, sendo que os restantes acabam por aparecer. Contudo, realça que “pedir sopa ou pedir ajuda é uma coisa muito complicada e nem toda a gente o consegue fazer”.
Antes da iniciativa, o restaurante começou por doar cabazes com ajuda de alguns clientes. Com o agravamento da pandemia de Covid-19, o projeto foi suspenso. “Também veio muita gente que não precisava de ajuda e viemos a descobrir que vinham cá buscar cabazes sem necessidade nenhuma, então parámos, por enquanto, com os cabazes”, confessa Ângela Costa.
A iniciativa decorre durante a hora de almoço entre as 12h30 e as 14h00.