Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Regimento de Infantaria n.º 14 (RI14) organiza, no dia 21 de janeiro, a cerimónia de entrega do Estandarte Nacional da 7.ª Força Nacional Destacada – Companhia de Atiradores Mecanizada – Roménia, num ato que assinala o término da missão desenvolvida no âmbito da presença da NATO no flanco leste da Europa.
De acordo com o comunicado do RI14, “na sequência da eclosão do conflito armado no leste da Europa e subsequente ativação e reformulação dos planos de defesa da Aliança Atlântica foi decidido pelas Entidades nacionais, numa primeira fase, projetar para a Roménia uma Força Nacional Destacada (FND), de escalão Companhia, para integrar as forças da NATO na região”.
A presença portuguesa naquele país materializou-se, entre outras unidades, através da 7.ª Força Nacional Destacada. “A participação de Portugal no esforço internacional da NATO naquele país do leste da Europa traduz-se atualmente, entre outras forças, na 7.a Força Nacional Destacada – Companhia de Atiradores Mecanizada – Roménia (7.a FND CAtMec/ROU)”.
O aprontamento da força teve início em território nacional no final de 2024, “no Regimento de Infantaria N.o 14 (RI14), tendo a mesma sido projetada para a Roménia no mês de julho de 2025”. A unidade, comandada pelo Major de Infantaria Luís Silva, integrou 200 militares “e retraiu para Território Nacional no passado dia 13 de janeiro de 2026, após cerca de seis meses de intensa atividade operacional, contribuindo para a Defesa Coletiva da Aliança Atlântica, no âmbito da Missão de Vigilância do flanco leste da NATO”.
Para assinalar formalmente o fim da missão, o RI14 promove a cerimónia de entrega do “Estandarte Nacional (EN) da 7.a FND CAtMec/ROU, ato solene que será presidido pelo Exmo. Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão” às 11:30, no Quartel dos Viriatos. A chegada do Chefe do Estado-Maior do Exército está prevista para as 11h00, seguindo-se a cerimónia militar às 11h30.