O Natal chegou mais cedo a Viseu na manhã deste domingo, quando cerca de mil pessoas vestidas de Pai Natal participaram na oitava edição da Viseu Xmas Run.
Pais Natais, Mães Natais e muitos jovens vestidos de vermelho com o típico chapéu de São Nicolau partiram do Rossio às 10h30, numa prova que percorreu várias ruas da cidade e que contou com duas modalidades distintas. Os participantes da caminhada de Natal percorreram cinco quilómetros pelas ruas de Viseu. Aqueles que se inscreveram na corrida de dez quilómetros fizeram o mesmo percurso que os Pais Natais da caminhada, embora tenham passado duas vezes pelos mesmos locais.
No final da corrida e da caminhada, também no Rossio, dezenas de pessoas aguardavam pelos familiares. Uma iniciativa que terminou com centenas de pessoas a passear pela Praça da República, numa mancha praticamente vermelha e branca. “Acho que a prova começa a ganhar raízes e de facto a adesão é extremamente significativa”, disse ao Jornal do Centro o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas. O autarca também participou na prova, tendo feito os cinco quilómetros destinados à caminhada. A seu lado, durante o percurso, esteve o vereador do Desporto da autarquia, Pedro Ribeiro. “Esta divisão por partes para os mais ousados, diria, os semiprofissionais e depois a parte para o resto do público, como foi o meu caso, acho que é uma divisão curiosa e bem feita que nos permite a todos fazermos o percurso”, afirmou ainda o autarca.
“Viseu tem de continuar a apostar no desporto e na saúde das pessoas. Nós conseguimos o galardão de cidade europeia do desporto exatamente pela observação in loco que fizeram os responsáveis que nos levaram a isso. O mínio que podemos fazer agora é não só manter como superar aquilo que já temos”, concluiu Fernando Ruas.
A corrida solidária deste ano beneficiou a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).