rony lopes
feira de são mateus 2025
carlos cardoso ps cinfães
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
carlos cardoso ps cinfães
Chega-Sao-Pedro-do-Sul-Luis-Paiva-1200x600
sandra chega tondela
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Concelho » Viseu » “Rotas do Rio Troço ao Vouga” reforçam rede de percursos pedestres de Viseu

“Rotas do Rio Troço ao Vouga” reforçam rede de percursos pedestres de Viseu

A candidatura que deu origem a estas rotas incluiu a construção de uma ponte sobre o rio Troço, que assegura a ligação entre Bodiosa e São Miguel do Mato

 “Rotas do Rio Troço ao Vouga” reforçam rede de percursos pedestres de Viseu - Jornal do Centro
01.09.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 “Rotas do Rio Troço ao Vouga” reforçam rede de percursos pedestres de Viseu - Jornal do Centro
01.09.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 “Rotas do Rio Troço ao Vouga” reforçam rede de percursos pedestres de Viseu - Jornal do Centro

O distrito de Viseu conta agora com dois novos percursos pedestres: “Rota do Rio Troço ao Vouga” e “Rota do Vale do Rio Troço”, criados no âmbito de uma candidatura conjunta das freguesias de Bodiosa, Ribafeita e São Miguel do Mato a fundos comunitários.

Estes dois novos percursos interligam-se com cinco já existentes nestas freguesias, além da Ecopista do Vouga.

A Rota do Rio Troço ao Vouga tem como ponto de partida a Capela de Santa Eufémia, em Bodiosa-a-Velha, percorre 14,58 quilómetros e apresenta um nível de dificuldade difícil. Atravessa as freguesias de Bodiosa e Ribafeita, passando por locais de interesse como a Estrada Romana de Bodiosa-a-Velha, a Lagareta dos Mouros, a Capela de Seganhos e uma Levada, além da Casa-Museu Madre Rita e da Igreja de Ribafeita, terminando junto à margem do rio Vouga.

Já a Rota do Vale do Rio Troço tem como ponto de partida o cruzamento da Rua de Santa Margarida com a Rua da Cancela, em Bodiosa-a-Velha, estende-se por 5,21 quilómetros e é de dificuldade fácil. Este percurso atravessa as freguesias de Bodiosa, Ribafeita e São Miguel do Mato, permitindo a visita à Capela de Santa Eufémia, em Bodiosa-a-Velha, à Capela de Santa Bárbara, em Ribafeita, e à Capela do Nosso Senhor da Agonia, em Frádega, São Miguel do Mato.

A candidatura que deu origem a estas rotas incluiu a construção de uma ponte sobre o rio Troço, que assegura a ligação entre Bodiosa e São Miguel do Mato, bem como a criação de um miradouro em Bodiosa. Foram ainda colocados painéis informativos, mesas de interpretação e iluminação LED em pontos estratégicos, proporcionando melhores condições de segurança e fruição da natureza.

O Município de Viseu apoiou o projeto com um investimento de 25 mil euros, repartido pelas freguesias de Bodiosa e Ribafeita.

pub
 “Rotas do Rio Troço ao Vouga” reforçam rede de percursos pedestres de Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 “Rotas do Rio Troço ao Vouga” reforçam rede de percursos pedestres de Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar