ricardo pardal
Camara Municipal de Mangualde
mentores-formação-scaled
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Ruas mandatário distrital de Montenegro na candidatura à liderança do PSD

Ruas mandatário distrital de Montenegro na candidatura à liderança do PSD

As diretas para a liderança do partido estão agendadas para 6 de setembro, seguidas de Congresso entre 21 e 22 de setembro, em Braga

 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
19.08.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
19.08.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
Luís Montenegro e Fernando Ruas na Feira de S. Mateus Ruas mandatário distrital de Montenegro na candidatura à liderança do PSD

Luís Montenegro com Fernando Ruas na inauguração da Feira de S. Mateus, a 1 de agosto, em Viseu

A lista de 24 mandatários distritais escolhidos por Luís Montenegro para a sua recandidatura à presidência do PSD nas diretas de setembro conta com dez atuais autarcas e oito antigos e atuais deputados.

A lista divulgada pela candidatura de Montenegro revela que o presidente dos sociais-democratas optou nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Viseu, Guarda, Leiria, Portalegre e na região Oeste por nomes de autarcas da região.

Destes, sete cumprem atualmente funções como presidentes de câmaras municipais como é o caso de João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e mandatário por Viana do Castelo, Fernando Queiroga, presidente do município de Boticas e mandatário por Vila Real ou José Luís Gaspar, presidente de Amarante, que foi a escolha de Montenegro no distrito do Porto.

Fernando Ruas, de Viseu, Carlos Condesso, autarca de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, José Bernardo, do Cadaval – mandatário da região Oeste – e Fermelinda Carvalho, de Portalegre, completam a lista de presidentes da câmara entre os escolhidos da candidatura de Montenegro, que vai avançar sob o lema “Acreditar em Portugal”.

A lista conta também com vereadores – é o caso dos distritos de Braga, com João Rodrigues do município bracarense, e Bragança, com Miguel José Abrunhosa Martins, autarca brigantino.

Das juntas de freguesia, houve apenas uma escolha: o presidente da freguesia de Ansião, Jorge Cancelinha, que é o mandatário pelo distrito de Leiria.

Também os atuais e antigos eleitos à Assembleia da República assumem um papel de destaque nesta candidatura, com oito representantes nesta lista e com Almiro Pereira – recém-eleito pelo círculo de Aveiro – a ser a escolha para mandatário financeiro.

No distrito de Aveiro – de onde o atual líder do PSD e primeiro-ministro é natural – a escolha recaiu sobre o antigo autarca de Vagos e atual deputado Silvério Regalado.

Ainda no lote de atuais nomes da bancada social-democrata no parlamento, a mandatária de Lisboa é Andreia Bernardo, de Coimbra, o deputado Maurício Marques, em Setúbal, Sónia dos Reis foi a escolhida, em Beja, o deputado Gonçalo Valente é o mandatário e o mandatário de fora da Europa será o deputado Flávio Martins, eleito por esse mesmo círculo eleitoral nas últimas legislativas.

Os ex-deputados José Mendes Bota e Carlos Gonçalves são as opções de Montenegro para Faro e a Europa, respetivamente.

Nos Açores e na Madeira, serão os secretários-gerais das estruturas partidárias das regiões – Luís Pereira e José Prada – a assumirem o papel de mandatários. O mandatário da Juventude Social-Democrata (JSD) será João Pedro Luís, atual secretário-geral da ‘jota’.

Das estruturas distritais, Luís Montenegro escolheu para mandatários Manuel Frexes, presidente da distrital de Castelo Branco, Ricardo Oliveira, tesoureiro da distrital de Santarém e Francisco Figueira, líder da Distrital de Évora.

A direção de campanha estará nas mãos do social-democrata Rui Rocha, antigo presidente da Câmara Municipal de Ansião, atualmente primeiro vogal da Comissão Política Nacional do PSD e presidente da mesa da assembleia distrital do PSD/Leiria.

As diretas para a liderança do partido estão agendadas para 6 de setembro, seguidas de Congresso entre 21 e 22 de setembro, em Braga.

Este calendário eleitoral proposto pela Comissão Política Nacional do PSD foi aprovado, apenas com uma abstenção, na reunião do Conselho Nacional deste partido, órgão máximo entre congressos.

O atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai recandidatar-se a um segundo mandato de dois anos como presidente do PSD, partido que lidera desde 2022.

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar