No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O ator Ruy de Carvalho vai ser homenageado hoje (27 de março) nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, em Viseu.
O artista vai estar na Casa da Ribeira, que recebe a exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”. Uma mostra que revela as memórias do ator mais velho no ativo em Portugal, acumulando 82 anos de carreira.
A exposição, que conta com a curadoria de Nélson Mateus, dá a conhecer ao público as múltiplas personagens, facetas e “vidas” que interpretou e representou ao longo do percurso artístico, além de memórias da sua vida pessoal.
A mostra será inaugurada pelas 18h30 e vai contar com a presença de Ruy de Carvalho, que também irá participar numa tertúlia.
Formado pelo Conservatório Nacional, Ruy de Carvalho atuou pela primeira vez no Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa, no ano de 1947, integrado na Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro. Mais tarde, na reabertura do teatro em 1978, entrou para o elenco residente, onde permaneceu até 2000. Ao longo das oito décadas que compõem o seu percurso, pisou o palco do D. Maria II em cerca de 50 peças.
A exposição sobre Ruy de Carvalho é uma das várias iniciativas do projeto “Retratos Contados” e tem percorrido todo o país, tendo sido exibida noutras cidades.
A iniciativa também aborda o papel dos avós na vida dos netos e dos netos na dos avós e temas como o envelhecimento, a solidão e o abandono dos mais velhos.