No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A União das Freguesias de São João da Pesqueira e Várzea de Trevões vai dar cheques-prenda de até 1.000 euros aos pais dos bebés que nasçam na freguesia. O objetivo da medida é procurar “inverter a evolução populacional negativa” e incentivar desta forma a natalidade, anuncia o executivo.
A medida é destinada às crianças que tenham nascido ou sido adotadas desde o início do ano, sendo um “contributo importante nos custos que advêm da parentalidade”.
“Esta medida tenciona incentivar a natalidade, mas também estimular o comércio local, até porque os cheques-prenda são válidos na freguesia, com exceção das grandes superfícies, para a aquisição de bens e/ou serviços fundamentais para o bem-estar das crianças”, explica a Junta.
Os gastos comparticipados incluem a inscrição e frequência na creche, consultas médicas, medicamentos, artigos de higiene, equipamentos, alimentação, vestuário e calçado, sendo que as despesas devem estar inscritas nas faturas que os pais trazem consigo.
A medida já se encontra em vigor. As candidaturas aos apoios devem ser requeridas até 120 dias após o nascimento da criança ou, no caso dos nascidos antes da entrada em vigor do regulamento, até 120 dias após o seu estabelecimento.
Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, os interessados poderão dirigir-se aos serviços administrativos da União de Freguesias. O regulamento da medida pode também ser consultado online em bit.ly/rgl-natalidade.