Captura de ecrã 2026-01-14 184847
Camara Municipal de Mangualde Biblioteca Municipal Dr Alexandre Alves
estacionamento novo sé viseu
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » S. P. Sul: Dança, música e natureza no Tradidanças que começa esta quarta-feira

S. P. Sul: Dança, música e natureza no Tradidanças que começa esta quarta-feira

Concertos, oficinas, momentos de dança e experiências comunitárias integram agenda do festival que termina neste domingo

 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
30.07.25
fotografia: Facebook Tradidanças
partilhar
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
30.07.25
Fotografia: Facebook Tradidanças
pub
 S. P. Sul: Dança, música e natureza no Tradidanças que começa esta quarta-feira

Começa esta quarta-feira (30 de julho) o festival Tradidanças em Carvalhais, no concelho de São Pedro do Sul. A organização promete uma programação que “celebra o diálogo entre tradição e contemporaneidade” até domingo (3 de agosto).

Nesta que é a sétima edição do Festival de Tradições, Dança, Música e Natureza, as propostas vão desde oficinas a momentos de dança, passando por conversas, experiências com as comunidades e concertos musicais.

Os Galandum Galundaina, a Cantadeira, os Toques do Caramulo, os Los 300 e a Orquestra de Foles integram o cartaz musical do festival.

Vindos da Terra de Miranda, os Galandum Galundaina são “uma das mais reconhecidas formações da música tradicional portuguesa”, destaca o Tradidanças. “A sua sonoridade, construída a partir de instrumentos recuperados e desenvolvidos pelo próprio grupo, junta-se às vozes em língua mirandesa, oferecendo uma experiência imersiva entre o passado e o presente”, acrescenta a organização em comunicado.

Os Galandum Galundaina já levaram a música mirandesa a palcos de todo o mundo e também colaboraram com músicos como Sérgio Godinho e Uxía.

Já os Toques do Caramulo reinventam o repertório da serra que os viu nascer, atualizando cantigas antigas com uma “nova energia” e cujo resultado é “um espetáculo contagiante e intergeracional, que transforma cada concerto numa festa comunitária”, sublinha a Tradidanças.

Os Los 300, oriundos de Granada (Espanha), levam “uma abordagem ousada e inventiva ao jazz, funk e eletrónica, construindo em palco, ao vivo e em tempo real, camadas sonoras com recurso a loops e multi-instrumentalismo”, acrescentam os organizadores. O trio já atuou em festivais como Womad, Slap! ou Mestizao, e conta com colaborações com nomes como Macaco e JJ Machuca.

Outro nome confirmado é o da artista Joana Negrão, com o seu projeto A Cantadeira. Ela sobe ao palco acompanhada de convidados como Rita Nóvoa e o coletivo Fio à Meada num concerto que “recupera as composições de Tecelã e exalta o feminino nas suas múltiplas expressões”, realça a organização do Tradidanças.

A programação musical inclui ainda a Orquestra de Foles, um coletivo da Associação Gaita-de-Foles que reúne gaitas e percussões tradicionais numa “linguagem vibrante, marcada por ritmos inesperados e arranjos festivos”, rematam os organizadores do festival de São Pedro do Sul.

Organizado pela Associação Turística e Agrícola da Serra da Arada e em parceria com a Câmara de São Pedro do Sul, o Tradidanças mantém-se como “um festival de cariz participativo, multigeracional e ancorado no território”.

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Outras notícias

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Notícias relacionadas

Procurar