5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Saneamento de Carregal do Sal, Santa Comba, Tábua e Tondela gerido por associação de municípios

Saneamento de Carregal do Sal, Santa Comba, Tábua e Tondela gerido por associação de municípios

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
02.11.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
02.11.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Saneamento de Carregal do Sal, Santa Comba, Tábua e Tondela gerido por associação de municípios

A AINTAR – Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais de Carregal do Sal, Santa Comba, Tábua e Tondela – entrou formalmente em funcionamento esta quarta-feira. A organização vai gerir a rede de saneamento básico nos quatro concelhos.

A liderança da AINTAR está nas mãos de Paulo Catalino, presidente da Câmara de Carregal do Sal, onde a associação está sedeada.

“Somos uma unidade de gestão que vai tratar do saneamento nos quatro concelhos. Vamos tratar de tudo, da limpeza das fossas, ramais e também somos nós que vamos fazer o pedido de investimentos. Não será câmara a câmara, mas será feito um pedido através da AINTAR”, explica Paulo Catalino.

Ao contrário do que aconteceu com a água nestes quatro concelhos, que foi concessionada a uma empresa privada, o saneamento vai continuar a ser gerido pelas autarquias, mas agora através da associação.

“Não vamos fazer uma concessão externa, vamos trabalhar com os municípios. A gestão vai ser dos municípios, portanto, não há aqui numa concessão com uma entidade exterior”, garante o autarca.

Paulo Catalino frisa que esta união de esforços é fundamental para as câmaras terem acesso aos fundos comunitários no domínio dos esgotos e para ganharem escala.

“Em vez de cada câmara estar a fazer este trabalho sozinho, um trabalho que é similar a todos os concelhos, estamos a fazê-lo com equipas mais bem preparados que fazem isto ao mesmo tempo em todos os concelhos, ou seja, nós ganhamos aqui escala. Ganhamos uma escala de força e conseguimos responder às exigências dos fundos comunitários”, refere.

A associação até já apresentou candidaturas para a construção de seis Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Os projetos já se encontram em execução.

Com a entrada em funcionamento da AINTAR, os tarifários do saneamento, que estão associados ao consumo de água, sofrerão um aumento.

“Houve aqui um acréscimo tarifário para fazer a recuperação de custo. É uma exigência do POSEUR (programa de fundos comunitários). Tudo isto tem a ver com os valores de metros de água. De acordo com os escalões vai sendo aumentado. No geral vamos ter um aumento de 1,25 a 1,75 por mês em cada família”, adianta Paulo Catalino.

Aos municípios de Carregal do Sal, Santa Comba, Tábua e Tondela poderá “até ao final do ano” juntar-se Mortágua.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar