Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….
Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
Apresentação do Festival, em Nelas
A vila de Santar, no concelho de Nelas, transforma-se no palco da primeira edição do Santar Music Series Festival, integrado na plataforma Music Series Festivals – uma rede de concertos e festivais de música clássica com projeção nacional e internacional, sob direção artística do pianista Vasco Dantas. Acontece entre os dias 12 e 14 de setembro. Segundo a organização, 10 por cento da receita de bilheteira reverte para a Santa Casa da Misericórdia de Santar e para Associação Ajuda de Berço.
O festival tem como missão apoiar e promover a nova geração de músicos eruditos, impulsionando os seus talentos dentro e fora de Portugal, num formato que cruza a excelência musical com a valorização do património e da paisagem a que se aliam os vinhos da região do Dão.
Para o presidente da autarquia (que apoia a organização), Joaquim Amaral, “é uma honra para o concelho acolher um evento desta dimensão”, destacando ainda a importância de reunir parceiros para garantir a continuidade do projeto no futuro.
Inspirada pelo tema “Echos”, esta primeira edição propõe uma viagem musical de três dias, refletindo a herança de Bach e os ecos da sua obra em linguagens contemporâneas e globais.
O arranque acontece a 12 de setembro com o espetáculo Bach Mirrors, protagonizado por Thomas Enhco (piano) e Vassilena Serafimova (marimba), num repertório original que dialoga com as obras do mestre barroco através de uma fusão ousada e inovadora.
No segundo dia, 13 de setembro, a violinista Letícia Moreno conduz o público numa travessia entre continentes, explorando as múltiplas reinterpretações de Bach, das Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos à origem ancestral da Chaconne na América Latina. Junta-se a ela o acordeonista João Barradas e um quarteto de cordas e Quinteto de Schumann.
O encerramento, no dia 14 de setembro, é protagonizado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida por Pedro Neves, e conta com dois solistas de prestígio internacional: o trompetista Sergei Nakariakov e o pianista Vasco Dantas.
O programa percorre séculos e estilos, encerrando com o eletrizante Concerto n.º 1 de Shostakovich para piano, trompete e orquestra.
Os concertos realizam-se ao ar livre, nos jardins do Valverde Santar Hotel & Spa, com um ambiente intimista e exclusivo. No final de cada concerto, os espectadores serão convidados a partilhar um cocktail com os artistas, em momentos de convívio acompanhados por degustações de vinhos do Dão.