Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…
A nova provedora do estudante do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) tomou posse esta quinta-feira (5 de janeiro). Maria João Amante, professora da Escola Superior de Educação, tinha sido designada para o cargo no passado mês de dezembro pelo Conselho Geral do Politécnico.
A recém-empossada provedora, que irá cumprir um mandato de dois anos, revelou que irá trabalhar sobretudo em três pilares que considera importantes: o combate ao abandono escolar, a saúde mental e o bem-estar do estudante que, sublinhou, resulta da “conjugação” dos dois primeiros fatores.
Maria João Amante realçou que a figura do Provedor do Estudante “defende e promove os direitos e os interesses legítimos dos estudantes”, nomeadamente no direito de um “serviço público de qualidade” que seja eficiente e respeitoso nas áreas onde o Politécnico atua, incluindo o ensino e aprendizagem, o apoio social, a investigação e o apoio administrativo.
Na tomada de posse, o presidente do Conselho Geral do IPV, Arlindo Cunha, realçou a importância da função de provedor como “o porto seguro dos estudantes”. Já o presidente do IPV, José Costa, garantiu que a direção irá manter uma “ampla cooperação institucional” com a nova provedora.
Maria João Amante é doutorada em Psicologia pela Universidade de Coimbra, professora coordenadora do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da ESEV e coordenadora do Serviço de Psicologia do Politécnico.
No seu currículo consta também a autoria de diversas publicações e comunicações científicas, além da participação em projetos de investigação. A nova provedora sucede a Álvaro Bonito, o anterior provedor do estudante que morreu em maio passado, aos 64 anos, e que exercia o cargo desde 2018.