No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara de Viseu anunciou que as regas nos espaços verdes da cidade só podem ser feitas às segundas, quartas e sextas-feiras. A autarquia referiu que a decisão se aplica aos casos “em que a água utilizada é proveniente da rede de abastecimento de água potável”.
Em comunicado, o município viseense garantiu que alguns jardins e espaços com relva “se encontram secos, não por descuido na sua manutenção, mas sim pela aplicação” das medidas de poupança de água.
“Logo que a situação de seca extrema seja ultrapassada, os normais procedimentos de manutenção serão repostos”, acrescentou garantindo também que, para já, não está previsto o corte de água durante a noite.
A Câmara e a Águas de Viseu recordaram também as medidas já em vigor para ajudar a fazer face à seca, como a redução das pressões e caudais da água e a colocação das ensecadeiras nos descarregadores de superfície da Barragem de Fagilde com vista a aumentar a capacidade que está atualmente nos 74 por cento, o que configura, de acordo com dados da Agência Portuguesa do Ambiente, uma redução de 12% face ao final de julho.
A autarquia recorda que a seca continua a colocar “em risco o abastecimento de água na cidade” e que “é um dever cívico e ambiental de todos os munícipes” poupar no consumo, inclusive para regas, lavagens de carros, varandas e terraços, banhos, autoclismos e outros desperdícios.
As pessoas também devem reduzir o caudal e a pressão da água nas casas, regulando a torneira ao lado do contador, e “procurar estar informados do ponto de situação junto das entidades competentes do Município”, acrescenta a Câmara, que apela também à população que, em caso de fugas de água, deve contactar os serviços do SMAS através dos números 232 431 914 e 963 391 298.