No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O PS tem em mãos os processos de expulsão de meia dúzia de militantes no distrito de Viseu, por terem concorrido nas últimas eleições autárquicas em listas concorrentes contra o partido.
Os seis casos que estão a ser analisados dizem respeito às concelhias de Carregal do Sal e Tondela. Entre os militantes a expulsar, está a agora vereadora da oposição na Câmara de Carregal, Cristina Borges.
“Em Tondela, é apenas um militante. Já em Carregal do Sal, são cinco os militantes que estão propostos para expulsão e um para suspensão. Isto não tem nada a ver com a Federação, já que quem trata são as comissões de jurisdição e, no caso das expulsões, a Comissão Nacional de Jurisdição. Não somos órgão que tenha a ver com esta ação”, afirma o presidente da Federação de Viseu do PS, José Rui Cruz.
Além dos militantes socialistas que fizeram parte das listas concorrentes, também decorre “o processo de uma pessoa de Carregal do Sal que não fez parte de qualquer lista, mas fez campanha contra o PS nas redes sociais”. Para este caso em concreto, acrescenta José Rui Cruz, está a ser avaliada uma “suspensão por dois anos”.
José Rui Cruz diz que não se lembra de tantos casos de eventuais expulsões. Casos esses que, segundo o também deputado, resultam de denúncias.
“Pelo que me lembro, um caso com cinco pessoas, acho que é a primeira vez, mas tem muito a ver com a circunstâncias e os momentos políticos de cada concelhia e o de Carregal está a fazer o seu percurso”, frisa.
“Qualquer pessoa que tenha provas pode enviá-las para os órgãos do partido e o partido faz a sua investigação e aplica a pena. Em todas as eleições, há sempre casos de uma ou outra pessoa que vai nas listas contra o PS. Depois, cabe às concelhias ou às pessoas apresentarem a denúncia”, lembra o presidente da distrital socialista, que antevê que os processos estejam concluídos “dentro de poucos dias”.