No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
© Marianne Müller, Sem título, da série A Part of My Life, 1997. Colecção Encontros de Fotografia.
A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu inaugura abre ao público este sábado a exposição “Sopro Luminar”, uma mostra que reúne alguns dos mais reconhecidos artistas portugueses e internacionais, de várias gerações e linguagens artísticas. Com curadoria de Miguel V. Hafe Pérez, a exposição convida o público a refletir sobre a luz, o olhar e o poder da imagem na construção das nossas perceções do mundo.
Entre os artistas presentes contam-se nomes como Daniel Blaufuks, Jorge Molder, José Pedro Cortes, Julião Sarmento, Cristina Garcia Rodero, Bernard Plossu, Gabriel Basílico, Duarte Belo, Paulo Catrica e Paulo Nozolino, entre muitos outros. As obras pertencem à Coleção Encontros de Fotografia e incluem trabalhos resultantes de encomendas que mapearam territórios nacionais, cruzando abordagens documentais, autorais e conceptuais.
“Sopro Luminar” propõe uma leitura contemporânea sobre o papel da luz na arte fotográfica, seja como instrumento técnico, expressão poética ou metáfora do olhar humano. A exposição estabelece ainda um diálogo com a história da arte, da pintura clássica às novas narrativas visuais influenciadas pela televisão e pelas redes sociais, mostrando como a fotografia continua a ser uma âncora essencial para compreender a realidade e o tempo presente.
A mostra é uma co-produção entre o CAV e a associação de Viseu VNBM, no âmbito do programa de apoio da RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, promovido pela Direção-Geral das Artes, e conta com o apoio do Município de Viseu.
A exposição abre ao público no sábado, 18 de outubro, às 17h00, na Quinta da Cruz.