Screenshot
peça teatro gémeos
image
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Tabuaço adere a projeto de prevenção a incêndios florestais

Tabuaço adere a projeto de prevenção a incêndios florestais

Município aderiu aos "Condomínios de Aldeia" na presença do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
28.07.25
fotografia: Câmara de Tabuaço
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
28.07.25
Fotografia: Câmara de Tabuaço
pub
 Tabuaço adere a projeto de prevenção a incêndios florestais

O município de Tabuaço aderiu ao projeto “Condomínios de Aldeia” numa cerimónia que teve lugar na passada sexta-feira (25 de julho) e que contou com a presença do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.

O projeto quer aumentar a resiliência dos territórios face às alterações climáticas e ao risco de incêndio rural, incentivando os proprietários a assumir a manutenção dos terrenos e a garantir a sua limpeza com o envolvimento das comunidades locais.

Segundo a Câmara de Tabuaço, os “Condomínios de Aldeia” visam criar um modelo de gestão sustentável que promova “a valorização do território, a gestão ativa da paisagem e o reforço da segurança das populações, sobretudo em zonas de baixa densidade”. A autarquia assinou o Termo de Aceitação do Projeto, que marca o arranque oficial das intervenções no concelho.

Ao longo da visita, Rui Ladeira destacou os eixos de proteção, preservação e valorização das populações, dos territórios e dos recursos endógenos. O secretário de Estado afirmou que os “Condomínios de Aldeia” representam “uma resposta concreta e integrada aos desafios dos territórios do interior”.

“Pretendemos, com esta iniciativa, proteger as populações, valorizar os recursos locais e devolver dinâmica e futuro às aldeias”, afirmou o governante.

O presidente da Câmara de Tabuaço, Carlos Carvalho, garantiu que, pela “localização geográfica e extensa área florestal”, o concelho vai ser “diretamente beneficiado com esta intervenção”. “Envolveremos comunidades locais, juntas de freguesia, proprietários e associações, num trabalho colaborativo de co-gestão e corresponsabilização”, afirmou.

Também Leandro Macedo, presidente da Assembleia Municipal, destacou que o projeto representa “não apenas uma medida de proteção civil, mas uma estratégia integrada de desenvolvimento rural, ordenamento florestal e revitalização territorial”.

O projeto “Condomínios de Aldeia” contempla ações como a limpeza de terrenos, recuperação de áreas abandonadas, criação de zonas de proteção em torno dos aglomerados e incentivo à agricultura e pastorícia sustentável, contribuindo para a redução do risco de incêndios e para a valorização económica e ambiental do território.

Antes da cerimónia, o secretário de Estado reuniu com os presidentes das juntas de freguesia e ouviu as preocupações e necessidades destes autarcas na prevenção de incêndios e na resiliência florestal.

Em resposta, Rui Ladeira defendeu que o Governo está empenhado em apoiar os territórios rurais através de programas como o Floresta Ativa e outras medidas para a promoção da gestão sustentável da paisagem.

A visita do secretário de Estado incluiu ainda uma deslocação aos Bombeiros Voluntários de Tabuaço, onde falou com os operacionais, direção e comando.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar