Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….
Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
O município de Tabuaço aderiu ao projeto “Condomínios de Aldeia” numa cerimónia que teve lugar na passada sexta-feira (25 de julho) e que contou com a presença do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.
O projeto quer aumentar a resiliência dos territórios face às alterações climáticas e ao risco de incêndio rural, incentivando os proprietários a assumir a manutenção dos terrenos e a garantir a sua limpeza com o envolvimento das comunidades locais.
Segundo a Câmara de Tabuaço, os “Condomínios de Aldeia” visam criar um modelo de gestão sustentável que promova “a valorização do território, a gestão ativa da paisagem e o reforço da segurança das populações, sobretudo em zonas de baixa densidade”. A autarquia assinou o Termo de Aceitação do Projeto, que marca o arranque oficial das intervenções no concelho.
Ao longo da visita, Rui Ladeira destacou os eixos de proteção, preservação e valorização das populações, dos territórios e dos recursos endógenos. O secretário de Estado afirmou que os “Condomínios de Aldeia” representam “uma resposta concreta e integrada aos desafios dos territórios do interior”.
“Pretendemos, com esta iniciativa, proteger as populações, valorizar os recursos locais e devolver dinâmica e futuro às aldeias”, afirmou o governante.
O presidente da Câmara de Tabuaço, Carlos Carvalho, garantiu que, pela “localização geográfica e extensa área florestal”, o concelho vai ser “diretamente beneficiado com esta intervenção”. “Envolveremos comunidades locais, juntas de freguesia, proprietários e associações, num trabalho colaborativo de co-gestão e corresponsabilização”, afirmou.
Também Leandro Macedo, presidente da Assembleia Municipal, destacou que o projeto representa “não apenas uma medida de proteção civil, mas uma estratégia integrada de desenvolvimento rural, ordenamento florestal e revitalização territorial”.
O projeto “Condomínios de Aldeia” contempla ações como a limpeza de terrenos, recuperação de áreas abandonadas, criação de zonas de proteção em torno dos aglomerados e incentivo à agricultura e pastorícia sustentável, contribuindo para a redução do risco de incêndios e para a valorização económica e ambiental do território.
Antes da cerimónia, o secretário de Estado reuniu com os presidentes das juntas de freguesia e ouviu as preocupações e necessidades destes autarcas na prevenção de incêndios e na resiliência florestal.
Em resposta, Rui Ladeira defendeu que o Governo está empenhado em apoiar os territórios rurais através de programas como o Floresta Ativa e outras medidas para a promoção da gestão sustentável da paisagem.
A visita do secretário de Estado incluiu ainda uma deslocação aos Bombeiros Voluntários de Tabuaço, onde falou com os operacionais, direção e comando.