No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O mega presépio em movimento de Tarouca abriu novamente as portas ao público e volta a ocupar o Centro Cívico com a mesma força que sempre o distinguiu. Depois do incêndio que o destruiu por completo no ano passado, regressa totalmente reconstruído graças à persistência e ao cuidado paciente dos seus autores e que são o casal Funina e Silvina e que passaram meses a reconstruir cada peça.
O presidente da Câmara Municipal de Tarouca, José Damião Melo, sublinha esse esforço com uma mensagem simples, “há projetos que nos tocam pela entrega de quem lhes dá vida. Este presépio é um desses exemplos e merece ser visto de perto”.
O presépio apresenta cerca de duzentas figuras em movimento e mantém a particularidade que o tornou tão apreciado por quem o visita. Representa profissões ligadas às tradições tarouquenses, inclui referências às associações locais, como os bombeiros, e recria pormenores muito próprios do território. As figuras movem-se em ritmos diferentes, criam pequenos quadros que lembram histórias antigas e deixam no ar uma sensação de que cada parte tem um gesto pensado com carinho.
Todos os anos, milhares de visitantes de vários pontos do país passam por Tarouca para o ver e a edição deste ano tem tudo para continuar essa tradição.
Pode ser visitado no Centro Cívico até 30 de janeiro, com entrada gratuita.