A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….
As temperaturas máximas na região de Viseu chegaram aos 43 graus nos últimos dias, de acordo com informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O distrito tem estado sob alerta por causa da onda de calor que se tem feito sentir, com os termómetros a ultrapassar constantemente os 40 graus em alguns concelhos.
Os 43 graus foram registados esta segunda-feira (4 de agosto) em Pinhão-Santa Bárbara, estação meteorológica que o IPMA assume como sendo do distrito de Viseu (concelho de São João da Pesqueira).
Nesse dia, Viseu registou 40.4 graus de máxima, Mangualde 40.2º, Nelas 39.9º, Moimenta da Beira 39.6º, Carregal do Sal 39.5º, Penalva do Castelo 39.3º, Vila Nova de Paiva 39.2º, Sátão 39.1º, Mortágua 38.8º, Oliveira de Frades 35.9º e Castro Daire 35.3º.
Já no domingo (3 de agosto), Pinhão atingiu os 42.5 graus de máxima, Mortágua 42.1º, Carregal do Sal 40.6º e Nelas 40.2º. Viseu registou 39.9º, Penalva do Castelo 39.2º, Moimenta da Beira 38.7º, Vila Nova de Paiva 38.5º, Mangualde 38.2º, Sátão 38.2º, Oliveira de Frades 37.3º e Castro Daire 34.9º.
O distrito de Viseu continua até quinta-feira (7 de agosto) sob aviso laranja do IPMA por causa das elevadas temperaturas. Além disso, tem estado ainda sob risco máximo de incêndio.
Entretanto, as autoridades de saúde já deixaram os habituais conselhos à população para enfrentar o calor, aconselhando as pessoas a evitarem a exposição ao sol entre as 11h00 e as 17h00 nos dias de maior calor.
As autoridades sugerem ainda que se evitem esforços físicos intensos, em especial nos dias e horas de maior calor, e se permaneçam em locais frescos (à sombra) ou climatizados. Durante o dia, devem-se fechar as janelas e persianas das casas para, depois à noite, fazer-se o oposto, ou seja, abri-las para aproveitar o ar fresco.
Beber águas e sumos naturais de fruta, evitar refrigerantes e álcool, beber água engarrafada ou da rede pública, fazer refeições ligeiras à base de saladas, conservar os medicamentos em locais frescos e secos, e contactar idosos e outras pessoas que vivam sozinhos são os outros conselhos deixados pelos médicos.