mudança de hora relógio nova foto
covid19_idosos_a_janela_0
castanhas_sernancelhe-5
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vila nova tazem vinho uvas
Oliveiras - Quinta do Malhô
Tony-Carreirajpg
Home » Notícias » Cultura » Territórios portugueses de menor densidade têm menor atividade artística profissional, diz estudo

Territórios portugueses de menor densidade têm menor atividade artística profissional, diz estudo

Autarquias gastaram menos de um milhão de euros com cultura e nenhuma entidade teve apoio da Direção-Geral das Artes, refere estudo divulgado esta sexta-feira

pub
 Territórios portugueses de menor densidade têm menor atividade artística profissional, diz estudo
28.09.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Territórios portugueses de menor densidade têm menor atividade artística profissional, diz estudo
28.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Territórios portugueses de menor densidade têm menor atividade artística profissional, diz estudo

Setenta e seis municípios, com baixa densidade populacional, acolheram poucos espetáculos entre 2019 e 2021, com as autarquias a gastarem menos de um milhão de euros com cultura e nenhuma entidade a ter apoio da Direção-Geral das Artes, segundo um estudo que foi divulgado esta sexta-feira (27 de setembro).

O Atlas Artístico e Cultural de Portugal, realizado no âmbito de um acordo entre a Direção-Geral das Artes (DGArtes) e o ISCTE, através do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC), identifica 76 municípios portugueses como “territórios de menor densidade de atividade artística profissional”.

“Tendo em conta o contexto de recuperação da crise da pandemia Covid-19 (2020-21), considera-se tais territórios como deficitários quanto à atribuição de apoios financeiros às entidades artísticas profissionais pela DGArtes e com condições suscetíveis de condicionar negativamente o desenvolvimento das entidades, das atividades e das procuras artísticas”, lê-se no estudo.

A maioria dos 76 municípios está concentrada no Interior Norte do país, sobretudo nos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu.

Cada um dos “territórios de menor densidade de atividade artística profissional”, que acumula quatro critérios definidos, representa 24,7% do total de municípios portugueses (308) e abrange, segundo o Censo 2021, 542 mil residentes.

Nos 76 municípios identificados não houve entidades apoiadas pela DGArtes entre 2017 e 2022, registou-se “muito baixa média (igual ou menos de 12)” de sessões de espetáculos entre 2019 e 2021, “baixa ou muito baixa média (menos de um milhão de euros)” da despesa total do município com atividades culturais, também entre 2019 e 2021, e uma baixa densidade populacional.

O Atlas Artístico e Cultural de Portugal resulta de uma decisão governamental tomada em junho de 2020, quando o Ministério da Cultura era tutelado por Graça Fonseca.

pub
 Territórios portugueses de menor densidade têm menor atividade artística profissional, diz estudo

Outras notícias

pub
 Territórios portugueses de menor densidade têm menor atividade artística profissional, diz estudo

Notícias relacionadas

Procurar