5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Tondela: Festa das Cruzes levou milhares ao Guardão

Tondela: Festa das Cruzes levou milhares ao Guardão

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
13.05.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
13.05.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Tondela: Festa das Cruzes levou milhares ao Guardão

A Festa das Cruzes juntou este sábado (11 de maio), milhares de pessoas no Guardão para aquele que é um dos mais emblemáticos e antigos eventos religiosos do concelho de Tondela. O evento, que consiste na apresentação de cruzes enfeitadas com os mais variados materiais preciosos, celebra a ajuda da Nossa Senhora dos Milagres na expulsão dos mouros.

A iniciativa decorre todos os anos durante a Ascensão (período de 40 dias depois da Páscoa) e cumpre a tradição à letra, percorrendo o mesmo itinerário ancestral desde a Capela de São Bartolomeu até ao Guardão. A cerimónia desenvolve-se no marco existente em plena calçada romana, onde não só acontece o “abraço das cruzes” como também se desenvolve a eucaristia que culmina com um grande desfile em que participam as cruzes das quatro paróquias inseridas na celebração.

A edição deste ano contou com uma grande moldura humana e a participação de um total de 60 cruzes das paróquias de Santiago de Besteiros, Santa Eulália, Castelões e Guardão, alcançando um dos números mais elevados dos últimos anos. A Presidente da Câmara Carla Antunes Borges e o vereador com o pelouro da cultura no executivo, João Carlos Figueiredo, estiveram presentes durante todo o evento.

Henrique Soares – Aluno da Escola Superior de Educação de Viseu

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar