festas de junho no distrito
jogadores academico
ABC X VSC 3
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas
aluga-se

À procura de vistas de cortar a respiração? Situado na EM326, em…

30.05.25

Quer fazer parte de uma equipa com mais de 20 anos de…

29.05.25

No quarto episódio do Entre Portas, um podcast da Remax Dinâmica em…

28.05.25
vitor figeuiredo
josé antonio santos lamego ps
manuel-marques
castro daire
rustica padaria viseu
arca
Home » Notícias » Diário » Tondela: Festa das Cruzes levou milhares ao Guardão

Tondela: Festa das Cruzes levou milhares ao Guardão

pub
 Tondela: Festa das Cruzes levou milhares ao Guardão - Jornal do Centro
13.05.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Tondela: Festa das Cruzes levou milhares ao Guardão - Jornal do Centro
13.05.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Tondela: Festa das Cruzes levou milhares ao Guardão - Jornal do Centro

A Festa das Cruzes juntou este sábado (11 de maio), milhares de pessoas no Guardão para aquele que é um dos mais emblemáticos e antigos eventos religiosos do concelho de Tondela. O evento, que consiste na apresentação de cruzes enfeitadas com os mais variados materiais preciosos, celebra a ajuda da Nossa Senhora dos Milagres na expulsão dos mouros.

A iniciativa decorre todos os anos durante a Ascensão (período de 40 dias depois da Páscoa) e cumpre a tradição à letra, percorrendo o mesmo itinerário ancestral desde a Capela de São Bartolomeu até ao Guardão. A cerimónia desenvolve-se no marco existente em plena calçada romana, onde não só acontece o “abraço das cruzes” como também se desenvolve a eucaristia que culmina com um grande desfile em que participam as cruzes das quatro paróquias inseridas na celebração.

A edição deste ano contou com uma grande moldura humana e a participação de um total de 60 cruzes das paróquias de Santiago de Besteiros, Santa Eulália, Castelões e Guardão, alcançando um dos números mais elevados dos últimos anos. A Presidente da Câmara Carla Antunes Borges e o vereador com o pelouro da cultura no executivo, João Carlos Figueiredo, estiveram presentes durante todo o evento.

Henrique Soares – Aluno da Escola Superior de Educação de Viseu

pub
 Tondela: Festa das Cruzes levou milhares ao Guardão - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Tondela: Festa das Cruzes levou milhares ao Guardão - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar