Em Cambra, uma das freguesias mais antigas do concelho de Vouzela, há…
Neste episódio de A Comer é que a Gente se Entende aprenda…
Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
O Tondela pode esta sexta-feira, 16 de maio, garantir a subida à Primeira Liga de futebol. Algo que pode acontecer de forma isolada ou a isso juntar o título de campeão da Segunda Liga. Este segundo aspeto é secundário, mas pode vir por acréscimo. Na mesma luta estão o Alverca e o Vizela. O Tondela parte em vantagem: tem 61 pontos. Segue-se o Alverca com 60 e o Vizela, com 59. O Tondela joga fora frente à União de Leiria, o Alverca recebe o Portimonense e o Vizela enfrenta jogo na Madeira, diante do Marítimo. Vamos a contas.
Se ganhar, o Tondela sabe que não precisa de quaisquer outros resultados nos jogos dos rivais. A vitória assegura desde logo a subida à Primeira Liga. Mas a equipa de Luís Pinto até pode nem precisar de ganhar. No entanto, com empate ou derrota, necessita que Alverca e Vizela ajudem. No caso de haver empate no jogo do Tondela, a equipa beirã precisa que ou Alverca ou Vizela – um deles – não vença.
No pior dos cenários, caso o Tondela perca, então tem de aguardar que o Vizela não vença o Marítimo. Mas há outro cenário que coloca o Tondela na Primeira, mesmo perdendo. Se for derrotado pela União de Leiria, o Tondela pode até ver o Vizela ganhar, mas tem de esperar que o Alverca perca. Recorde-se que o Tondela parte para este jogo com desvantagem no confronto direto perante Alverca e Vizela.
Nota importante antes de seguirmos para as contas dos outros candidatos: aconteça o que acontecer, o Tondela tem já assegurado o play-off de subida. Nesse caso, seria terceiro classificado e iria lutar pela subida diante do antepenúltimo classificado da Primeira Liga.
Quanto ao Alverca, ganhando sobe. Se empatar e o Tondela perder, também consegue subir. No caso de empate, e se o Tondela ganhar ou empatar, a equipa ribatejana precisa que o Vizela não vença. Se perder, então o Alverca tem de aguardar que o Vizela não vença o jogo na Madeira.
Já o Vizela, que parte para este sprint final com menos dois pontos para o Tondela e menos um em relação ao Alverca, sabe que só sobe diretamente à Primeira Liga se ganhar e, mesmo assim, depende dos resultados dos mais diretos rivais. A vitória é fundamental para o Vizela, que deixou escapar dois pontos no ultimo jogo frente ao Académico. Os vizelenses têm de ganhar e depois esperar que, ou Tondela ou Alverca – um deles –, não triunfe. Em todos os restantes cenários, o Vizela é empurrado para o play-off de subida.
A partir das oito e meia da noite, três jogos à mesma hora prometem uma avalanche de emoções. E com a rapidez com que hoje se conhecem os resultados não admira que o público vá reagindo em cada estádio aos resultados alheios. O Tondela sabe que se estiver em vantagem, não precisa de escutar outros golos nos estádios dos rivais. Essa segurança ninguém tira ao conjunto auriverde. Venham os jogos!