Foto Coro
camara cinfães
ulsvdl-internato-1
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Tondela: PSD diz que tem “total confiança” no projeto autárquico, apesar do pedido de suspensão de mandato

Tondela: PSD diz que tem “total confiança” no projeto autárquico, apesar do pedido de suspensão de mandato

pub
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”
31.12.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”
31.12.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Tondela: PSD diz que tem “total confiança” no projeto autárquico, apesar do pedido de suspensão de mandato

A concelhia de Tondela do PSD diz que aceita o Presidente da Câmara de Tondela pede a suspensão do mandato do mandato do presidente da Câmara Municipal, José António Jesus, que foi eleito pelo partido.

A resposta foi dada pela Comissão Política de Secção após o anúncio do autarca feito ao final da tarde de quinta-feira (30 de dezembro), onde a suspensão com efeitos a partir de 15 de janeiro é justificada com condicionantes e pressões que José António Jesus dizia não aceitar no âmbito de um “desrespeito absoluto pelo princípio da presunção de inocência”.

Há um mês, o autarca tinha sido condenado pelo Tribunal de Viseu à perda de mandato e a uma pena suspensa de cinco anos de prisão no âmbito do processo que envolvia deslocações efetuadas em viaturas próprias, mas realizadas nas da autarquia de Tondela.

Agora, em comunicado, a Comissão Política de Secção do PSD de Tondela escreve que foi informada por José António Jesus desta decisão e faz-lhe um “público e profundo agradecimento pelo seu esforço e empenho ao longo de anos de serviço autárquico como presidente da Câmara, vereador e membro da Assembleia Municipal e que tanto contribuíram para o desenvolvimento do Município de Tondela e para a profícua implementação e implantação do projeto político do PSD no concelho de Tondela”.

“A CPS compreende e expressou a sua concordância com a suspensão do mandato do Dr. José António Jesus. Aquela decisão pessoal, tomada no plano político, honra os compromissos e a identidade de sempre do PSD de Tondela, que coloca sempre o interesse público municipal acima de interesses partidários ou particulares”, defende a estrutura concelhia.

O PSD Tondela acrescenta na nota que acredita e defende “o respeito integral pela presunção da inocência, que por todos deve ser respeitada” e garante “a total confiança na continuidade do projeto autárquico” do partido laranja que, lembra a comissão política local, foi sendo “sucessivamente escolhido democraticamente pelos eleitores do concelho ao longo de mais de três décadas e que tem contribuído para tornar este um dos municípios mais desenvolvidos e com melhores níveis económicos e de bem-estar de todo o interior do país”.

A Comissão Política de Secção mostra ainda “total apoio e confiança” nos restantes vereadores eleitos pelo PSD na Câmara de Tondela – Carla Borges, João Carlos Figueiredo, Sofia Ferreira e João Duarte – “para desempenharem os seus mandatos dando continuidade ao projeto autárquico do PSD e aos compromissos assumidos” e também na continuidade das políticas do atual executivo.

O partido conclui a nota dizendo que mantém o compromisso com a população de Tondela “pelo desenvolvimento económico e social e o bem-estar” no concelho.

No seu próprio comunicado, José António Jesus revelou que fez o pedido de suspensão do mandato por um período de 180 dias, podendo “a requerida suspensão ser interrompida” nos termos da lei.

O autarca garantiu ainda que, apesar da suspensão do mandato, vai manter “a disponibilidade possível – pelo superior interesse do concelho – para cooperar com a equipa que se mantenha em exercício” e que, enquanto presidente da Câmara, deu “o melhor que sabia e podia”.

“Certamente que algumas coisas poderiam ter sido melhores. É certo que nunca tive a intenção de prejudicar alguém ou de ter benefícios de decisões ou ações. Coloquei na primeira prioridade, sempre, o nosso concelho e as suas boas gentes. Tal como no primeiro dia, acredito que só há desenvolvimento e fixação de pessoas com investimento no tecido social e industrial e com a promoção da qualidade de vida”, escreveu José António Jesus.

pub
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”

Outras notícias

pub
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”

Notícias relacionadas

Procurar