Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões iniciou esta quarta-feira a sua participação na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, com o primeiro dia dedicado à promoção turística dos municípios de Tondela, Viseu e Nelas, através de apresentações institucionais, momentos de degustação e a inauguração oficial do stand da região.
Segundo o comunicado enviado pela CIM, o programa teve início com a apresentação da agenda de eventos do Município de Tondela, seguida de “um momento de degustação promovido pelo concelho”.
Durante a manhã, “o Município de Viseu apresentou a sua oferta turística sob o mote ‘Viseu todo o ano’, com enfoque na diversidade de experiências disponíveis ao longo das diferentes épocas, num momento igualmente acompanhado por uma degustação de produtos locais”.
Um dos principais momentos do dia foi “a inauguração oficial do stand da CIM Viseu Dão Lafões, que (…) assinalou o arranque formal da presença da região na FITUR 2026”.
A cerimónia contou, entre outros, com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, dos Vice-Presidentes da CIM Viseu Dão Lafões, Paulo Almeida e Marco Almeida, do Secretário Executivo da CIM, Nuno Martinho, do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, do Presidente da Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura, e dos presidentes dos municípios da CIM.
O dia terminou com a participação do Município de Nelas, através da apresentação “Nelas, onde o coração bate com emoção em 2026”, seguida de um novo momento de degustação que encerrou a programação do primeiro dia em Madrid.
No balanço do primeiro dia, o vice-presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Marco Almeida, afirma que “este primeiro dia confirmou o interesse e a recetividade do público profissional à proposta integrada que Viseu Dão Lafões traz à FITUR”. O responsável acrescentou que “a participação dos municípios e a forte adesão às iniciativas realizadas demonstram a atratividade do território e a importância do mercado espanhol para a nossa estratégia de promoção turística”.
Também o secretário Executivo da CIM, Nuno Martinho, refere que “o balanço do primeiro dia é muito positivo, tanto ao nível da afluência ao stand como da qualidade dos contactos estabelecidos”. Segundo o responsável, “a programação permitiu mostrar, de forma concreta, a diversidade da oferta turística da região e criar bases sólidas para novas oportunidades de promoção e cooperação no mercado ibérico”.
A CIM Viseu Dão Lafões integra os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela, e prossegue a sua participação na FITUR, em Madrid.