Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O serviço de transporte a pedido “Ir e Vir”, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, registou um novo recorde de utilização no passado dia 11 de julho, com 170 passageiros num só dia. A informação foi divulgada nas redes sociais da CIM, que indicam ainda que o transporte foi assegurado por 36 táxis da região.
“‘Ir e Vir’ bate recorde diário de utilização!” e “Disponibilizado pela CIM Viseu Dão Lafões, este serviço está a transformar a mobilidade na região”, refere a publicação oficial. A mesma nota dá conta de que “desde o início da operação, já foram transportados mais de 40 mil passageiros”.
O “Ir e Vir” permite deslocações de táxi ao preço de um bilhete de autocarro e está disponível em todos os 14 municípios que integram a CIM Viseu Dão Lafões: Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.
O serviço arrancou no final de maio de 2025 em 52 localidades do concelho de Viseu, com o recurso a 21 táxis. Desde então, passou a abranger todos os municípios da comunidade intermunicipal.
Segundo o secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, este transporte também permite deslocações ao Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato e, futuramente, será alargado às estações ferroviárias “quando a linha da Beira Alta estiver a funcionar, já que têm sido muitas as solicitações para esse serviço”.
Nuno Martinho, na altura, afirmou ainda que “em quatro anos o serviço ‘Ir e Vir’ foi usado, nos 13 municípios, por mais de 36 mil passageiros e envolveu mais de 100 táxis”. O responsável referiu também que “oitenta por cento dos transportes são pedidos para a área da saúde, só depois é que vem o trabalho e o lazer”.
Durante o período entre 15 de junho e 15 de setembro de 2024, correspondente às férias escolares, o serviço registou “média diária de 150 pessoas e mais de 50 táxis”.
O presidente da Câmara de Viseu e da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, sublinhou na altura da implementação total: “Finalmente a mobilidade está em todo o território da CIM”, e acrescentou que a ausência do serviço em algumas aldeias do concelho de Viseu era uma preocupação, dada a “necessidade em algumas aldeias”.
O serviço pode ser reservado através da linha gratuita 800 10 20 30, disponível em dias úteis, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.