bombeiros canas
Foto Press_128_inaugura+º+úo canas
Linha da Beira Alta comboio Mangualde passageiros 6
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…

29.07.25

Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….

25.07.25

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25
antónio vilarigues cdu penalva do castelo autárquicas 2025 web
jorge caetando resende
ângela bartolo cdu sátão autárquicas 2025
Beautiful woman is resting on white bed
vencedor concurso vinhos dão 2025
trilho varzielas ofrades caramulo
Home » Destaque » Turismo do Centro reconhece Aristides de Sousa Mendes como marca da paz e da humanidade

Turismo do Centro reconhece Aristides de Sousa Mendes como marca da paz e da humanidade

Vencedor da 10.ª edição do Prémio José Manuel Alves foi o projeto Bussaco Eco Park

 Turismo do Centro reconhece Aristides de Sousa Mendes como marca da paz e da humanidade - Jornal do Centro
04.06.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Turismo do Centro reconhece Aristides de Sousa Mendes como marca da paz e da humanidade - Jornal do Centro
04.06.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Turismo do Centro reconhece Aristides de Sousa Mendes como marca da paz e da humanidade - Jornal do Centro

O Aliança Underground Museum, em Sangalhos, Anadia, recebeu ontem à noite o Jantar Oficial “Vê Portugal”, um dos momentos mais simbólicos da 11.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, promovido pela Turismo Centro de Portugal. A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e contou com a presença de diversas personalidades da região.
 
Durante o jantar, foram entregues os Prémios de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, os Prémios de Teses Académicas e as Homenagens “Turismo Centro de Portugal”, que distinguem personalidades, projetos e entidades que se destacam pelo seu contributo para o desenvolvimento turístico da região.
 

Vencedores dos Prémios José Manuel Alves
Os Prémios José Manuel Alves têm como missão distinguir e apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal.
 
Com 10 edições já realizadas, este é o prémio de empreendedorismo turístico mais antigo do país, tendo recebido um total de 475 candidaturas, distinguido 81 projetos e premiado 29.
 
O grande vencedor da 10.ª edição do Prémio José Manuel Alves foi o projeto Bussaco Eco Park, promovido pela Geo2Go, que aposta no turismo de natureza e bem-estar, com uma oferta diversificada de atividades como arborismo, BTT, caminhadas, yoga e meditação em plena floresta do Bussaco.
 
O segundo classificado foi o projeto Ride & Tile, promovido pela Nuno Zamaro Mobility, que alia a mobilidade sustentável e a arte, através de percursos de bicicleta inspirados no azulejo português.
 
Em terceiro lugar ficou o projeto Planalto das Cesaredas, promovido por Sílvia Cláudio, que propõe a criação de uma rede de aldeias turísticas sustentáveis nos concelhos de Bombarral, Lourinhã, Óbidos e Peniche.
 
Teses Académicas premiadas
O concurso de teses de mestrado e de doutoramento é promovido pela Turismo Centro de Portugal desde 2017 e tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e aproximá-lo das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico. O concurso tem duas categorias, uma dedicada às teses de Mestrado e outra dedicada às teses de Doutoramento.

Na categoria de Mestrado, foi distinguida a tese “Modelo de Turismo Criativo como Ecossistema de Coopetição”, de Marta Joana Simões de Alexandre.
 
Na categoria de Doutoramento, o prémio foi atribuído à tese “Avaliação da Cocriação de Experiências no Setor do Turismo: O caso dos eventos culturais na Região da Ria de Aveiro”, da autoria de Paulo Sérgio Teixeira Costa.
 
Homenagens “Turismo Centro de Portugal”
Seguiu-se mais um momento importante da noite, com as homenagens “Turismo Centro de Portugal”. Estas homenagens distinguem personalidades e instituições que se destacam pela promoção e contribuição para o desenvolvimento e notoriedade da região Centro de Portugal.
 
Foram atribuídas seis homenagens, nas seguintes categorias:
– Sustentabilidade: Rio do Prado – Projeto inovador de hotelaria ecológica, distinguido pela integração com a natureza e práticas sustentáveis.
– Turismo e Serviços – Restauração: O Albertino – Restaurante icónico de Folgosinho, Gouveia, na Serra da Estrela, guardião da gastronomia típica serrana.
– Turismo e Serviços – Hotelaria: Pena d’Água Boutique Hotel & Villas – Unidade hoteleira de charme, que alia elegância, inovação e sustentabilidade no centro histórico da Covilhã, pelo seu contributo na diferenciação do destino Centro de Portugal.
– Evento: Feira de São Mateus (Viseu) – Um dos maiores e mais antigos eventos populares do país, com forte impacto turístico. Um dos eventos mais emblemáticos de Portugal.
– Marca: Aristides de Sousa Mendes – Personalidade portuguesa reconhecida internacionalmente, com grande simbolismo histórico e cultural. Uma marca da paz e da humanidade.
– Personalidade: Carlos Costa – Professor Catedrático da Universidade de Aveiro, responsável pelo lançamento da primeira Licenciatura em Turismo em Portugal e do primeiro Programa de Doutoramento em Turismo, pelo seu contributo estratégico e institucional para o desenvolvimento turístico da região Centro.
 
O encerramento da sessão esteve a cargo do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que salientou o papel do turismo como motor de coesão, sustentabilidade e valorização do território.
 
O 11.º Fórum Vê Portugal termina hoje, com os últimos painéis e a sessão de conclusões, que reunirá os presidentes das Entidades Regionais de Turismo.

pub
 Turismo do Centro reconhece Aristides de Sousa Mendes como marca da paz e da humanidade - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Turismo do Centro reconhece Aristides de Sousa Mendes como marca da paz e da humanidade - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar