caminhada cabrum resende
Zebra Libra
alliance games eunice web
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas
aluga-se

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

23.06.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, exploramos…

18.06.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

16.06.25
josé antonio santos lamego ps
josé carvalho candidato ps sátão
sofia relvas
cortes-do-reguengo-branco-reserva web
WhatsApp Image 2025-06-09 at 170428
vinho manifesto web
Home » Destaque » Turismo do Centro reconhece Aristides de Sousa Mendes como marca da paz e da humanidade

Turismo do Centro reconhece Aristides de Sousa Mendes como marca da paz e da humanidade

Vencedor da 10.ª edição do Prémio José Manuel Alves foi o projeto Bussaco Eco Park

 Turismo do Centro reconhece Aristides de Sousa Mendes como marca da paz e da humanidade - Jornal do Centro
04.06.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Turismo do Centro reconhece Aristides de Sousa Mendes como marca da paz e da humanidade - Jornal do Centro
04.06.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Turismo do Centro reconhece Aristides de Sousa Mendes como marca da paz e da humanidade - Jornal do Centro

O Aliança Underground Museum, em Sangalhos, Anadia, recebeu ontem à noite o Jantar Oficial “Vê Portugal”, um dos momentos mais simbólicos da 11.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, promovido pela Turismo Centro de Portugal. A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e contou com a presença de diversas personalidades da região.
 
Durante o jantar, foram entregues os Prémios de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, os Prémios de Teses Académicas e as Homenagens “Turismo Centro de Portugal”, que distinguem personalidades, projetos e entidades que se destacam pelo seu contributo para o desenvolvimento turístico da região.
 

Vencedores dos Prémios José Manuel Alves
Os Prémios José Manuel Alves têm como missão distinguir e apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal.
 
Com 10 edições já realizadas, este é o prémio de empreendedorismo turístico mais antigo do país, tendo recebido um total de 475 candidaturas, distinguido 81 projetos e premiado 29.
 
O grande vencedor da 10.ª edição do Prémio José Manuel Alves foi o projeto Bussaco Eco Park, promovido pela Geo2Go, que aposta no turismo de natureza e bem-estar, com uma oferta diversificada de atividades como arborismo, BTT, caminhadas, yoga e meditação em plena floresta do Bussaco.
 
O segundo classificado foi o projeto Ride & Tile, promovido pela Nuno Zamaro Mobility, que alia a mobilidade sustentável e a arte, através de percursos de bicicleta inspirados no azulejo português.
 
Em terceiro lugar ficou o projeto Planalto das Cesaredas, promovido por Sílvia Cláudio, que propõe a criação de uma rede de aldeias turísticas sustentáveis nos concelhos de Bombarral, Lourinhã, Óbidos e Peniche.
 
Teses Académicas premiadas
O concurso de teses de mestrado e de doutoramento é promovido pela Turismo Centro de Portugal desde 2017 e tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e aproximá-lo das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico. O concurso tem duas categorias, uma dedicada às teses de Mestrado e outra dedicada às teses de Doutoramento.

Na categoria de Mestrado, foi distinguida a tese “Modelo de Turismo Criativo como Ecossistema de Coopetição”, de Marta Joana Simões de Alexandre.
 
Na categoria de Doutoramento, o prémio foi atribuído à tese “Avaliação da Cocriação de Experiências no Setor do Turismo: O caso dos eventos culturais na Região da Ria de Aveiro”, da autoria de Paulo Sérgio Teixeira Costa.
 
Homenagens “Turismo Centro de Portugal”
Seguiu-se mais um momento importante da noite, com as homenagens “Turismo Centro de Portugal”. Estas homenagens distinguem personalidades e instituições que se destacam pela promoção e contribuição para o desenvolvimento e notoriedade da região Centro de Portugal.
 
Foram atribuídas seis homenagens, nas seguintes categorias:
– Sustentabilidade: Rio do Prado – Projeto inovador de hotelaria ecológica, distinguido pela integração com a natureza e práticas sustentáveis.
– Turismo e Serviços – Restauração: O Albertino – Restaurante icónico de Folgosinho, Gouveia, na Serra da Estrela, guardião da gastronomia típica serrana.
– Turismo e Serviços – Hotelaria: Pena d’Água Boutique Hotel & Villas – Unidade hoteleira de charme, que alia elegância, inovação e sustentabilidade no centro histórico da Covilhã, pelo seu contributo na diferenciação do destino Centro de Portugal.
– Evento: Feira de São Mateus (Viseu) – Um dos maiores e mais antigos eventos populares do país, com forte impacto turístico. Um dos eventos mais emblemáticos de Portugal.
– Marca: Aristides de Sousa Mendes – Personalidade portuguesa reconhecida internacionalmente, com grande simbolismo histórico e cultural. Uma marca da paz e da humanidade.
– Personalidade: Carlos Costa – Professor Catedrático da Universidade de Aveiro, responsável pelo lançamento da primeira Licenciatura em Turismo em Portugal e do primeiro Programa de Doutoramento em Turismo, pelo seu contributo estratégico e institucional para o desenvolvimento turístico da região Centro.
 
O encerramento da sessão esteve a cargo do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que salientou o papel do turismo como motor de coesão, sustentabilidade e valorização do território.
 
O 11.º Fórum Vê Portugal termina hoje, com os últimos painéis e a sessão de conclusões, que reunirá os presidentes das Entidades Regionais de Turismo.

pub
 Turismo do Centro reconhece Aristides de Sousa Mendes como marca da paz e da humanidade - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Turismo do Centro reconhece Aristides de Sousa Mendes como marca da paz e da humanidade - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar