5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Ucrânia: famílias de Viseu já acolheram 159 refugiados

Ucrânia: famílias de Viseu já acolheram 159 refugiados

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
31.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
31.03.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ucrânia: famílias de Viseu já acolheram 159 refugiados

O concelho de Viseu já recebeu 159 refugiados da Ucrânia nos últimos dias. A Câmara viseense escreveu à autarquia polaca de Lublin, com quem está geminada, mostrando-se disponível para acolher os refugiados que estejam nesta altura naquela localidade da Polónia, que faz fronteira com a Ucrânia.

Onze jovens e crianças ucranianas já deram entrada nas escolas do concelho. Em declarações aos jornalistas após a reunião do executivo desta quinta-feira (31 de março), o presidente da Câmara, Fernando Ruas, elogiou o acolhimento dos refugiados por parte de várias famílias de Viseu.

“Os refugiados foram todos alojados em famílias particulares, o que é assinalável e merece um comentário positivo. Isto quer dizer que as nossas famílias são altamente solidárias e acho até importante a forma como têm feito”, destacou.

O autarca disse ainda que “houve gente que recebeu famílias de ucranianos e, depois, veio perguntar à Câmara se havia algum apoio”. “Portanto, não estiveram à espera que nós disséssemos para os receber”, acrescentou.

Quanto à ajuda que Viseu ofereceu a Lublin, Fernando Ruas disse que ainda não recebeu qualquer resposta, mas o autarca revelou aos jornalistas a disponibilidade de Viseu.

Fernando Ruas lembrou que Lublin “é talvez uma das cidades mais importantes de Polónia e que está mais próxima da fronteira com a Ucrânia” e que a localidade “tem passado, de vez em quando, nas notícias com alguma frequência”.

“Eu escrevi ao presidente da Câmara a dizer-lhe que nós estávamos disponíveis, aproveitando o chapéu da geminação, para receber refugiados. Estou à espera da resposta porque prefiro esse tipo de atuação. Gostaríamos de ter refugiados que fossem enquadrados por uma instituição e que Lublin estabelecesse o contacto connosco. Por isso, estou à espera da proposta. Se eu estivesse do outro lado, aceitaria isto”, acrescentou.

O presidente da Câmara de Viseu prometeu ainda que a cidade irá acolher todos os refugiados e disse que ainda não foi preciso abrir espaços para receber as famílias que fugiram da guerra com a Rússia.

“Há uma garantia que podemos deixar: nós acolheremos os nossos refugiados. Deixamos esta garantia total e não temos tido nenhuma dificuldade com isso. Nós temos tudo pronto e, inclusive, temos ainda a possibilidade, sem recurso a privados, de alojar muita gente”, referiu destacando que a autarquia está disposta para adaptar antigas escolas primárias para acolher os refugiados.

Da cidade, partiu ao início da tarde de hoje do Regimento de Infantaria 14 o último camião carregado com bens e produtos rumo à Ucrânia. A Câmara e a Associação Nacional de Freguesias pagaram as despesas com o transporte. Segundo a autarquia, outro camião também já partiu esta semana para a Ucrânia.

Ao todo, já saíram de Viseu quase 200 toneladas de bens recolhidos para o povo da Ucrânia durante a campanha dinamizada pela autarquia, pelo Instituto Politécnico, pela Associação Viriatos.14 e pela Associação dos Ucranianos de Viseu, com o apoio dos Bombeiros Voluntários e do Regimento de Infantaria 14.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar