5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Ucrânia: Mangualde já recebeu os primeiros refugiados, maioria são crianças

Ucrânia: Mangualde já recebeu os primeiros refugiados, maioria são crianças

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
07.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
07.03.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ucrânia: Mangualde já recebeu os primeiros refugiados, maioria são crianças

O concelho de Mangualde já recebeu refugiados ucranianos. Esta segunda-feira (7 de março), chegaram cinco crianças e um adulto.

O anúncio foi feito ao Jornal do Centro pelo presidente da Câmara, Marco Almeida, que diz que as pessoas estão agora “hospedadas em casas de outros familiares que estão no concelho”.

O autarca garante que o concelho está preparado para receber mais pessoas da Ucrânia e que a autarquia já recebeu “a informação de que mais irão chegar”.

“Neste momento, não conseguimos perceber o número exato de pessoas que vêm. De qualquer maneira, estamos preparados para os receber e temos condições para receber mais de 20 famílias que queiram vir para Mangualde. Estamos a articular isto com o Governo e a Embaixada no sentido de podermos dar a resposta necessária a estas famílias no momento em que elas mais precisam”, acrescenta Marco Almeida.

A Câmara de Mangualde garantiu que será prestado “apoio em diferentes níveis aos refugiados que chegarão ao concelho”, incluindo apoio psicológico e social e a criação de uma bolsa de emprego e outra de alojamento.

A autarquia explica que o apoio psicológico terá como objetivo “atender, acompanhar, encaminhar e apoiar nas diversas situações solicitadas”.

Já a bolsa de emprego irá levantar, junto das empresas do concelho interessadas, as necessidades de contratação que permitam a integração de ucranianos no mercado de trabalho e na vida ativa local.

Por fim, a bolsa de alojamento receberá as ofertas de habitação de proprietários do concelho que pretendam solidariamente acomodar as famílias de refugiados ucranianos.

A Câmara disponibiliza aos interessados em apoiar os refugiados e acolhê-los um formulário acessível no site da autarquia. Para esclarecimento de questões ou informações, a Câmara apela ao contacto para o número 969 029 132.

A autarquia presidida por Marco Almeida apela também à comunidade local que “demonstre uma vez mais a força solidária, de integração e de apoio ao outro, que tão bem caracteriza os mangualdenses”.

A Câmara de Mangualde também continua a realizar, em parceria com a Cruz de Malta, a Together International Portugal e o Agrupamento 299 Escuteiros de Mangualde, a campanha de recolha “Unidos pela Ucrânia”.

Os interessados em contribuir poderão fazê-lo durante a semana, das 9h00 às 17h00, no Mercado Municipal de Mangualde, até esta quinta-feira (dia 10).

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar