No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O serviço de urgência obstétrica/ginecológica e bloco de parto, do Centro Hospitalar Tondela-Viseu vai funcionar em pleno durante o Natal.
O Ministério da Saúde, através da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), lançou esta quinta-feira (22 de dezembro) a operação “Nascer em Segurança no SNS”, um plano que pretende organizar a rede de obstetrícia para o período de Natal, “com o objetivo de promover a segurança e confiança de grávidas, crianças e profissionais de saúde”.
No que diz respeito a Viseu, não haverá constrangimentos no serviço, estando a urgência e o bloco de parto aberto ininterruptamente. Segundo o SNS, na região Centro, estarão a funcionar em pleno seis blocos de parto, sendo que apenas Guarda terá condicionamentos no dia 24 de dezembro, com o o bloco do Hospital Sousa Martins a estar encerrado das 19h00 de dia 24 às 9h00 de dia 25. Na região Norte todos os 13 blocos de parto irão funcionar de forma ininterrupta.
O Serviço Nacional de Saúde alerta ainda a população para que não recorrerem aos serviços de urgência sem que primeiro tenham contactado a linha SNS 24 (808 24 24 24). “Em situações de emergência, o contacto deve ser feito diretamente para o 112”, refere.
A operação “Nascer em Segurança no SNS” estende-se à Passagem de Ano. “Na próxima semana será oportunamente publicada a organização das maternidades para o período de Ano Novo, que está a ser ultimada”, explicou o SNS, que garantiu ainda que “os resultados deste plano estratégico serão avaliados pela DE-SNS e irão informar as decisões seguintes, nomeadamente o funcionamento desta rede de referenciação no primeiro trimestre de 2023”.