Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…
Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
As urgências pediátricas da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões estão encerradas a partir desta sexta-feira e até domingo, no período noturno entre as 20h00 e as 9h00. De acordo com informações do conselho de administração, o encerramento durante três dias da semana vai acontecer durante o mês de março.
“Na sequência das dificuldades de recursos humanos do Serviço de Pediatria que já são do conhecimento público, tornou-se necessário implementar um plano de contingência para a Urgência de Pediatria da ULSVDL com encerramento ao exterior durante alguns períodos a partir de março, para garantir assim uma solução sustentável de funcionamento das várias valências do Serviço de Pediatria e do Bloco de Partos do Serviço de Ginecologia-Obstetrícia, com o mínimo prejuízo para as populações”, refere, em comunicado, a administração.
O encerramento das urgências deve-se à falta de médicos para preencher a escala do mês de março. Neste momento, o serviço noturno é assegurado por sete médicos, sendo que por noite estão dois em serviço. Nem sempre há médicos tarefeiros disponíveis para assegurar as noites.
Com o encerramento três vezes por semana, as crianças deverão ser reencaminhadas para os hospitais de Coimbra, Aveiro e Guarda.
“Os utentes devem contactar o SNS 24 para orientação e poderão ser encaminhados para as Urgências Pediátricas de Aveiro, Guarda ou Coimbra. Em caso de emergência deve ser contactado o 112, sendo o CODU responsável pela orientação”, informa o Hospital.
O plano de contingência prevê que no período noturno mantém-se uma equipa de pediatria que garante a Urgência Pediátrica Interna para crianças internadas e crianças em vigilância ou tratamento no Serviço de Urgência, admitidas antes das 20h00. Está também assegurado o normal funcionamento do Bloco de Partos e Neonatologia nos sete dias da semana, segundo as indicações da ULSVDL.