No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
As pessoas com mais de 65 anos que agendaram a toma da vacina contra a Covid-19 vão começar a ser vacinadas já a partir desta quarta-feira (28 de abril) no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões.
A garantia foi deixada ao Jornal do Centro pelo diretor António Cabrita Grade. O portal de auto-agendamento foi lançado na passada sexta-feira (dia 23). No primeiro dia, mais de 50 mil pessoas já agendaram a data da sua vacinação.
Em declarações ao Jornal do Centro, Cabrita Grade refere que as pessoas “poderão fazer o agendamento em todos os concelhos e centros de vacinação”, acrescenta.
“Este é um processo dinâmico e que rapidamente vai ser utilizado por outros grupos etários”, diz o diretor do ACES.
A inscrição é feita através da internet. Os inscritos recebem depois uma mensagem de telemóvel e têm obrigatoriamente de responder a essa mensagem com o número de utente.
A mensagem que o utente vai receber por SMS indicará a hora precisa em que será vacinado no dia e no ponto de vacinação escolhido. O envio da mensagem está dependente de o utente não ter sido ainda convocado para vacinação ou não ter contraído Covid-19.
“O processo é automático e centralizado. As pessoas fazem o agendamento no centro de vacinação que escolherem conforme as vagas que são alocadas para o dia aos utentes com este processo de vacinação por iniciativa do próprio. Depois, terão de fazer a validação. Senão, a reserva não fica validada”, afirma Cabrita Grade.
A inscrição pode ser feita através do site covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento.
No caso de não haver vagas disponíveis, os utentes podem optar por ficar em lista de espera naquele ponto de vacinação ou escolher uma data, noutro ponto de vacinação.