Os bilhetes de autocarro vão aumentar de preço no próximo ano e, consequentemente, as tarifas praticadas pelo MUV, o sistema de transportes públicos de Viseu.
Segundo revelou esta terça-feira a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), a Taxa de Atualização Tarifária para os transportes públicos ronda os 6,11 por cento. Os novos valores serão aplicados logo a partir do dia 1 de janeiro.
O aumento vai ter impacto nos preços cobrados pelo MUV, mas a alteração só será aplicada aos títulos e tarifas de transporte ocasionais, sendo que os preços dos passes não sofrerão mexidas para o ano.
Assim, segundo a Câmara de Viseu, um bilhete simples para as linhas C1 e C2, que atravessam o centro da cidade, passa a custar mais cinco cêntimos, subindo de 50 para os 55 cêntimos. Já os ingressos nas deslocações para as zonas do MUV passam a custar entre os 70 cêntimos e os 1,50 euros.
O valor da Taxa de Atualização Tarifária foi definido de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística. Segundo a AMT, ela é baseada na taxa de variação média do Índice de Preços no Consumidor, exceto habitação, “nos 12 meses que decorrem entre outubro do 2021 e setembro de 2022, ou 0 quando esta taxa for negativa”.