No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Vila Nova de Paiva foi o primeiro município da região Viseu Dão Lafões a apresentar o plano municipal que visa promover a igualdade e a não-discriminação.
O documento foi apresentado na quarta-feira (21 de setembro) numa sessão pública que decorreu nos Paços do concelho, que que juntou entidades e parceiros sociais, bem como o executivo municipal.
O plano foi apresentado sete meses depois de, em fevereiro, ter sido dado início ao processo com a elaboração do diagnóstico do concelho.
Agora, segundo o município, o Plano Municipal para a Igualdade e Não-Discriminação de Vila Nova de Paiva é um documento agregador das várias ações e medidas a colocar em prática em sete eixos estratégicos: Solidariedade Social, Educação e Capacitação, Emprego, Saúde, Cultura, Desporto e Política.
O plano prevê o respeito à igualdade entre homens e mulheres e medidas para a prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica e o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género.
O objetivo é “informar e sensibilizar a comunidade, nos vários eixos estratégicos, por forma a alcançarmos uma sociedade mais inclusiva, igualitária e participativa”, explica o município em comunicado.
O plano foi elaborado na sequência do projeto “+Igual Viseu Dão Lafões” da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.