IP3
Cidade 2025 3
a25 grafitti
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Vila Nova de Paiva recebe 190 mil euros para enfrentar seca

Vila Nova de Paiva recebe 190 mil euros para enfrentar seca

pub
 Luana do Bem na ACERT em fevereiro
09.12.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Luana do Bem na ACERT em fevereiro
09.12.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Vila Nova de Paiva recebe 190 mil euros para enfrentar seca

A Câmara de Vila Nova de Paiva vai receber 190 mil euros da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para enfrentar a seca. As duas entidades assinaram nesta tarde de sexta-feira um protocolo de colaboração técnica e financeira com vista a adotar “medidas de combate” à escassez de água no concelho.

O acordo foi assinado pelo presidente da autarquia, Paulo Marques (PS), e pelo vice-presidente da APA, Pimenta Machado, numa cerimónia que teve lugar no edifício dos Paços do Concelho.

Segundo a autarquia, a colaboração será “de natureza técnica e financeira, para a concretização de medidas que minimizem os impactos da seca severa no concelho de Vila Nova de Paiva”.

“À APA compete prestar todo o apoio técnico solicitado e assegurar o financiamento necessário até ao montante de 190.000 euros para a execução do protocolo”, acrescenta. O apoio financeiro vai servir para dar resposta às reativações e novas captações de água para fazer face à seca.

Ao abrigo deste acordo, o município vai comprar um camião-cisterna com capacidade até 30 mil litros para garantir o transporte de água em períodos de escassez hídrica.

O protocolo prevê também o financiamento de kits redutores de caudal para instalação nos domicílios e melhorias nas infraestruturas de reserva e tratamento de água.

Face ao contexto de seca severa no último verão, a autarquia de Vila Nova de Paiva fez duas novas captações e reativou as existentes.

Também este ano, por causa da seca, a Câmara chegou a Água cortada durante a noite em Vila Nova de Paiva na União de Freguesias de Vila Nova de Paiva, Alhais e Fráguas e na freguesia de Queiriga.

No distrito de Viseu, a APA já tinha assinado acordos com outras autarquias como Oliveira de Frades, Vouzela e São Pedro do Sul.

pub
 Luana do Bem na ACERT em fevereiro

Outras notícias

pub
 Luana do Bem na ACERT em fevereiro

Notícias relacionadas

Procurar