hermeto pascoal _ Gabriel Quintão
fernando ruas Viseu Cresce
ipv-politecnico
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Concelho » P. Castelo » Vindimas na Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, abertas ao público

Vindimas na Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, abertas ao público

 Vindimas na Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, abertas ao público - Jornal do Centro
07.09.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vindimas na Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, abertas ao público - Jornal do Centro
07.09.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Vindimas na Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, abertas ao público - Jornal do Centro

A Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, vai celebrar a época das vindimas com um programa imperdível que convida os visitantes a entrarem na “grande festa do vinho”, num ambiente de animação e convívio, no dia 30 de setembro.

A quinta explorada pelo Grupo Visabeira abrirá as portas para os apreciadores de tradições vínicas e gastronómicas e para quem quiser participar no processo da apanha da uva. A jornada de trabalho inclui cantares tradicionais, bucha ao ar livre, almoço regional e ainda uma prova comentada de vinhos do Dão e queijos Serra da Estrela Casa da Ínsua.

A colheita tem início às 09h30, decorrendo na parcela da vinha de casta Touriga Nacional, reconhecida e premiada no setor vitivinícola. O programa inicia com a distribuição do kit de vindima – chapéu de palha, t-shirt e tesoura de vindima – e um breve enquadramento histórico sobre a Casa da Ínsua e sobre a produção vínica na quinta, sendo um dos mais antigos produtores de vinhos do Dão com mais de 400 anos.

Depois da receção, a manhã prossegue com os trabalhos de corte e apanha da uva, apenas interrompidos às 11h15 para retemperar energias com a tradicional bucha ao ar livre, que será degustada na mesa de pedra utilizada pelos antepassados da casa para o mesmo efeito e que contempla presunto a corte, salgadinhos, chouriça assada, queijos Serra da Estrela e compotas produzidos na Casa da Ínsua, servidos com masseira de pão tradicional preparado no forno comunitário e trazido à cabeça, ainda quente, por um elemento de um rancho folclórico.

Após a pausa, os participantes regressam à parcela para continuarem o corte da uva e levarem-na para o centenário lagar de pedra.

O esforço e a labuta matinais são recompensados com um delicioso buffet de sabores regionais num espaço exterior, onde também haverá animação musical. A refeição inclui, entre muitas iguarias, saladas simples e compostas, enchidos corados, pica-pau e moelinhas, salgadinhos diversos, azeitonas temperadas, acompanhada pelos elegantes vinhos do Dão provenientes da adega da Casa da Ínsua.

O programa termina pelas 15h00 com uma prova de vinhos do Dão e queijos Serra da Estrela, produzidos na quinta, comentada por José Matias, enólogo e gestor agrícola da Casa da Ínsua.

Para usufruir em pleno da experiência de colheita 2023, a Casa da Ínsua oferece um pacote de alojamento para duas noites, válido de 29 de setembro a 1 de outubro. A proposta inclui, para além da vindima, pequeno-almoço buffet, entrada gratuita no Núcleo Museológico da Casa da Ínsua e desconto de 20% em compras de vinhos colheita e reserva na loja da Casa da Ínsua. O alojamento custa a partir de 356,80 euros para duas pessoas.

pub
 Vindimas na Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, abertas ao público - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Vindimas na Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, abertas ao público - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar