academico de viseu
fogo nelas rescaldo
261022185704d70c6bcc902ab2a2e0b93e11fbbd03b59fe3cfb6
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Negócios » Visabeira Global compra maioria de operadora de telecomunicações em S. Tomé e Príncipe

Visabeira Global compra maioria de operadora de telecomunicações em S. Tomé e Príncipe

pub
 Visabeira Global compra maioria de operadora de telecomunicações em S. Tomé e Príncipe - Jornal do Centro
16.02.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Visabeira Global compra maioria de operadora de telecomunicações em S. Tomé e Príncipe - Jornal do Centro
16.02.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Visabeira Global compra maioria de operadora de telecomunicações em S. Tomé e Príncipe - Jornal do Centro

A Visabeira Global, uma empresa do Grupo Visabeira (sediado em Viseu), anunciou esta quarta-feira (16 de fevereiro) a aquisição de 51 por cento do capital da Companhia Santomense de Telecomunicações (CST), em São Tomé e Príncipe.

Segundo um comunicado da Visabeira Global, a entrada no capital da CST permite ao grupo envolver-se na operação de “uma empresa com um vasto currículo na área das telecomunicações, que vai desde o projeto à construção, da instalação à manutenção de redes fixas e móveis, incluindo redes de última geração”.

“Com a Visabeira Global, a CST assume o compromisso de contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento do país, mantendo um forte compromisso com o Estado santomense”, refere a mesma nota. O Estado de São Tomé e Príncipe continua a deter os restantes 49 por cento das ações da empresa.

A Visabeira Global lembra que a CST iniciou a sua atividade comercial em 1990, “primeiro com uma rede fixa analógica e mais tarde, com redes digitais fixa e móvel GSM, sendo uma empresa pioneira no mercado santomense”.

“Atualmente a CST detém 100% de quota de mercado no serviço fixo e 83% de quota de mercado na rede móvel. Tem uma rede de 12 lojas próprias e 800 pontos de venda distribuídos pelas ilhas e através de redes 2G e 3G assegura uma cobertura de 93% da população”, acrescenta a empresa do Grupo Visabeira, que tem como uma das suas principais áreas de atuação as telecomunicações.

Como principais eixos estratégicos, a Visabeira Global diz que quer dinamizar os serviços de internet fixa e móvel na operadora, modernizar as redes 2G e 3G e investir no 4G para melhorar o serviço e oferecer banda larga em todo o território.

A CST também deverá expandir a rede de fibra ótica para as capitais de distrito e zonas com estabelecimentos de turismo, investir no serviço de televisão e “ser o primeiro operador de Mobile Money, ocupando o espaço de serviços de pagamento e de transferências existente”.

A Visabeira Global garante ainda o “desenvolvimento de novos produtos e serviços e aposta na evolução tecnológica” e também que irá “reforçar investimento na formação de quadros estratégicos” e “manter e desenvolver compromisso de responsabilidade social nas áreas da educação e juventude”.

“A Visabeira Global reforça, assim, a sua posição como operadora de telecomunicações no mundo lusófono, juntando a participação na CST em São Tomé e Príncipe, às participações que detém na TV Cabo Moçambique e na TV Cabo Angola”, é frisado.

A CST detém ainda 74,5 por cento da STP Cabo, empresa que participa no consórcio do cabo submarino ACE que liga a costa da África Ocidental à Europa.

As empresas da Visabeira Global têm uma forte presença no continente europeu em países como Portugal, França, Bélgica, Reino Unido, Alemanha, Itália, Suécia, Dinamarca e Espanha, nos Estados Unidos da América, na Índia e no continente africano em Angola, Moçambique e Marrocos.

pub
 Visabeira Global compra maioria de operadora de telecomunicações em S. Tomé e Príncipe - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Visabeira Global compra maioria de operadora de telecomunicações em S. Tomé e Príncipe - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar