No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Viseu vai passar a contar com um novo centro de recolha oficial de animais para dar resposta ao elevado número de animais abandonados no concelho e fazer face a situações que podem colocar em risco a segurança, higiene e saúde pública.
O espaço vai ser criado junto ao recinto da Feira do Gado, em Rio de Loba. A vice-presidente da Câmara, Conceição Azevedo, diz que a obra vai representar um investimento “superior a 350 mil euros e com um prazo de execução de 168 dias”.
“É mais uma infraestrutura importante a juntar a outras já implementadas, nomeadamente os WC’s para animais (no Parque Aquilino Ribeiro, no Parque de Santiago e no Parque Canino da Balsa) e os contentores e dispensadores de sacos para os dejetos (colocados em cerca de 140 locais), que denotam a preocupação ao bem-estar animal e que vai ter consequências nas suas populações”, frisa a autarca.
O Centro de Recolha Oficial de animais vai ser construído ao lado do recinto da Associação de Criadores de Gado da Beira Alta. “O terreno é da Junta de Freguesia. A obra vai agora para concurso e depois será feita a escolha da empresa que vai executar o projeto”, afirma Conceição Azevedo em declarações feitas esta quinta-feira (1 de abril) após a reunião do executivo.
A vice-presidente garante que o projeto não vai fazer alterar nenhum protocolo com as instituições que trabalham com animais no concelho. A autarquia diz que tem investido cerca de 100 mil euros com o apoio à causa animal no concelho.
Segundo a Câmara de Viseu, o novo centro de recolha de animais vai incluir os serviços de enfermaria, sala de esterilização, sala de recobro, sala de limpeza e lavagem de animais, além da sala de lavagem de material, do gabinete médico-veterinário, da sala de arrumo de equipamento para captura de animais e da sala de pessoal e vestiário.
O espaço será também dotado de um pavilhão de alojamento de animais com boxes que podem alojar entre 60 e 70 cães e gatos e também um boxe para outras espécies, bem como três celas para animais perigosos, duas de quarentena e uma de maternidade.
A obra contará com uma comparticipação de 50 mil euros do Orçamento de Estado.
A Câmara lembra ainda que o executivo firmou recentemente protocolos com a Associação Hípica e Psicomotora de Viseu – AHPV, para acolher cavalos maltratados, e a RAV – Resgate Animal de Viseu, para apoiar e promover a adoção responsável de cães e gatos.
A autarquia também apoiou, em 2020, a esterilização de 362 animais de estimação em parceria com o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu, que também acolhe 800 animais errantes e abandonados por ano.