No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Município de Viseu celebra este domingo, 21 de setembro, o Dia do Município, com um programa que incluiu a Missa em Honra de São Mateus, seguida de procissão, uma Sessão Solene no Teatro Viriato, um almoço no Largo dos Pavões, no Fontelo, e o concerto da banda The Gift, no Adro da Sé, marcado para as 21h00.
A Sessão Solene teve lugar durante a manhã, no Teatro Viriato, e contou com o discurso do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas. Na sua intervenção, o autarca começou por saudar o presidente da Assembleia Municipal de Viseu, Mota Faria, e os deputados municipais, assim como os deputados da Assembleia da República presentes.
Cumprimentou ainda o Bispo de Viseu, D. António Luciano, os vereadores da autarquia, os presidentes de junta das 25 freguesias, as delegações de Haskovo e Lublin, e o presidente da câmara de Kalush, com quem foi assinado na véspera um protocolo de geminação.
Estiveram também presentes a cônsul da Ucrânia em Portugal e a agente consular, o Regimento de Infantaria 14, a GNR, a PSP, os bombeiros, a Proteção Civil, entidades militares, forças de segurança e civis. Dirigiu igualmente uma saudação “deveras especial a todas e todos os viseenses”.
Fernando Ruas recordou a sua ligação ao concelho e o percurso político: “Sou viseense de gema. Cheguei à Câmara Municipal de Viseu em 1989 e hoje, em 2025, estou prestes a concluir mais um mandato à frente desta autarquia”. Sublinhou que celebrar o Dia do Município “é um dos momentos que particularmente me apraz e orgulha, não só como Presidente, mas sobretudo como viseense”.
O autarca destacou os cerca de 1400 colaboradores da autarquia e sublinhou a importância do trabalho desenvolvido. “Os rostos daqueles que hoje distinguimos, pelos seus 15, 20 e 30 anos de empenho e dedicação a esta casa e à comunidade, representam, na verdade, cada uma dessas pessoas que procuram, todos os dias, servir os viseenses e fazer desta ‘A Melhor Cidade para Viver’”, afirmou.
Foram também distinguidas várias personalidades e instituições com a Medalha Municipal de Mérito. Entre elas, o diretor municipal Adelino Costa, pela dedicação de 40 anos à Câmara; Aldina Lemos, pelo percurso no setor da saúde e no Grupo Embeiral; Augusto Oliveira, pela atividade empresarial e social; Cristina Azevedo Gomes, presidente da Escola Superior de Educação de Viseu, pela ligação ao ensino e às tecnologias de informação; Fátima Ribeiro, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu; João Lima, a título póstumo, pela vida política e jurídica; Jorge Marques, pela produção literária; José Coelho, empresário na área da distribuição e pela intervenção social; o coronel José Loureiro, pelo trabalho na Confraria de Santo António; José Sarmento Moniz, advogado e político; a engenheira Conceição Azevedo, pelo percurso na gestão hospitalar e como autarca entre 2017 e 2021; e o Colégio da Imaculada Conceição, pelo centenário de atividade educativa.
“É justo e sincero este reconhecimento público pela vossa entrega, mérito e dedicação. Um bem-hajam!”, disse o presidente da Câmara durante a homenagem.
No discurso, Fernando Ruas enumerou também as áreas de intervenção da autarquia, e referiu projetos e “conquistas” recentes. Na habitação, destacou a Estratégia Local de Habitação e a inauguração do Bairro Municipal, onde “78 famílias já se encontram instaladas”, 38 delas novos habitantes. No desporto, lembrou o investimento em infraestruturas, o aumento de modalidades e atletas e a distinção de Viseu como “Cidade Europeia do Desporto” em 2024.
Na educação, o autarca apontou a renovação de escolas com apoio do PRR, como as Escolas Básicas D. Duarte, em Vil de Souto, e Dr. Azeredo Perdigão, em Abraveses, a entrega gratuita de manuais escolares e o trabalho para disponibilizar alojamento a estudantes do ensino superior no centro histórico. Quanto ao património urbano, mencionou a reabilitação do antigo Orfeão de Viseu, a instalação da Escola Profissional Mariana Seixas e do Museu de História da Cidade, bem como intervenções urbanísticas.
Na cultura, Fernando Ruas destacou a agenda diversificada e descentralizada e anunciou a futura construção do Centro de Artes e Espetáculos de Viseu. Em matéria económica, referiu a Área de Acolhimento Empresarial de Lordosa, a construção da nova Barragem de Fagilde e a adesão às Águas do Douro e Paiva. Sublinhou ainda os investimentos em freguesias, acessibilidades, redes de água e saneamento, e apoio às associações locais.
No encerramento do discurso, o presidente afirmou ser “um dia em que celebramos o orgulho em pertencer a uma comunidade com mais de 2500 anos de história (…). Estou perante vós e em todos, especialmente nos que hoje distinguimos e homenageamos, colaboradores e galardoados, reconheço esse elo que nos une: o amor a Viseu e a responsabilidade em fazer mais e melhor por esta terra que nos dá colo”.
As comemorações encerram esta noite, às 21h00, com o concerto da banda The Gift no Adro da Sé, um espetáculo que junta coro clássico e eletrónica. Para o evento, o município anunciou alterações na circulação rodoviária no centro histórico.
O encerramento de trânsito em vigor no âmbito do “Centro Histórico Sem Carros” será prolongado até às 5h00 de segunda-feira, 22 de setembro, para permitir desmontagem de equipamentos e circulação de veículos pesados em contramão.
Durante o concerto, o trânsito ficará interdito no início da Travessa da Misericórdia e os moradores do Largo António José Pereira poderão aceder às suas casas, “excecionalmente, em contramão, pela Calçada da Vigia”. A coordenação será assegurada pela Polícia Municipal.