Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Viseu atinge temperatura recorde na terça-feira, a maior nos últimos 10 anos

Viseu atinge temperatura recorde na terça-feira, a maior nos últimos 10 anos

pub
 Viseu atinge temperatura recorde na terça-feira, a maior nos últimos 10 anos - Jornal do Centro
23.08.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu atinge temperatura recorde na terça-feira, a maior nos últimos 10 anos - Jornal do Centro
23.08.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu atinge temperatura recorde na terça-feira, a maior nos últimos 10 anos - Jornal do Centro

Viseu foi um dos concelhos de Portugal mais quentes na terça-feira, tendo registado a temperatura recorde de 43,9 graus centígrados, de acordo com os dados do IPMA. Um valor que ultrapassou os 40,5 registados a 9 de agosto de 2016, que tinha sido o dia mais quente dos últimos 10 anos.

Praticamente quase todo o distrito de Viseu esteve ontem com temperaturas iguais ou superiores a 40 ºC. Carregal do Sal registou 43,3 graus, enquanto que Nelas, Santa Comba Dão e Moimenta da Beira estiveram entre 42,5 e os 42,8 graus centígrados.
Alvega, no Ribatejo, e Pinhão, no Douro, bateram os recordes de temperaturas em Portugalcom 45,6 graus.

Além de valores de temperatura máxima do ar iguais ou superiores a 40°C em cerca de 50 % do território nacional, registaram-se também temperaturas acima de 42°C em 15% do território, detalhou o IPMA.
Valores de temperatura máxima do ar iguais ou superiores a 35°C ocorreram em cerca de 80 % do território, enquanto temperaturas iguais ou superiores a 30°C ocorreram “em praticamente todo o território”, com exceção de Cabo Carvoeiro, S. Pedro Muel, Santa Cruz, Cabo da Roca e Cabo Raso.

Em 20 estações foram ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima para o mês de agosto: Pinhão (45,6°C), Tomar/Vale Donas (45,4°C), Lousã (45,2°C), Mirandela (43,8°C), Cabeceiras de Basto (43,5°C), Ansião (43,4°C), Nelas (42,8°C), Moimenta da Beira (42,5°C), Chaves/Aérodromo (42,4°C), Macedo Cavaleiros (41,5°C), Viseu/Aérodromo (41,1°C), Vila Real/Aérodromo (40,8°C), Miranda do Douro (40,8°C), Carrazeda (40,7°C), Bragança (40,6°C), Trancoso/Bandarra (40,1°C), Mogadouro (40°C), Vinhais (39,9°C), Luzim (39,8°C) e Montalegre (37,5°C).

Em sete destas estações – Tomar/Vale Donas, Cabeceiras de Basto, Nelas, Viseu/Aérodromo, Trancoso/Bragança, Luzim e Montalegre – “foram excedidos os anteriores extremos absolutos”.
“Esta situação deve-se à influência de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África, transportada na circulação resultante de um anticiclone localizado sobre o Golfo da Biscaia e de um vale depressionário centrado no sul da Península Ibérica, sendo reforçada por uma crista anticiclónica em altitude sobre a Península Ibérica”, destacou o IPMA.

“Este padrão atmosférico tem também favorecido o transporte de poeiras sobre o território do Continente, que se prevê que continuem a afetar o território até, pelo menos, ao final da presente semana”, acrescentou.
O IPMA referiu ainda que a “noite de 22 para 23 será ainda uma noite tropical em praticamente todo o território, podendo a média da temperatura mínima em todo o território superar a noite anterior”.
Para hoje “são ainda esperados valores muito elevados da temperatura máxima do ar, que será superior a 40°C em grande parte do território, em especial nas regiões mais interiores, podendo também a média da temperatura máxima superar a do dia 22”, salientou a mesma fonte.

A temperatura do ar é expectável que diminuía na quinta-feira, com valores de temperatura máxima em geral inferiores a 40°C, mas apenas inferiores a 30 °C na faixa costeira ocidental, enquanto na sexta-feira pevê-se uma nova descida da temperatura máxima, com valores inferiores a 30°C no Litoral Norte e Centro, entre 35 e 40°C na região Sul, vale do Tejo e Beira Baixa, e entre 30 e 35°C no restante território.
Em Viseu, às 10h00 desta quarta-feira estavam já registados 32 graus, mas a máxima prevista é de 37 ºC. O distrito mantém-se em alerta vermelho até amanhã.

pub
 Viseu atinge temperatura recorde na terça-feira, a maior nos últimos 10 anos - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Viseu atinge temperatura recorde na terça-feira, a maior nos últimos 10 anos - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar