No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O concelho de Viseu vai ter o trânsito cortado nas próximas segunda e terça-feira (11 e 12 de agosto) por causa da Volta a Portugal. Para “garantir a segurança dos atletas e dos demais utentes da via pública”, a PSP irá proceder à “interdição total/condicionamento de trânsito” em várias artérias da cidade.
Os cortes começam às 04h00 de segunda-feira, dia da quinta etapa da Volta, e terminam às 16h00 de terça-feira, dia de descanso dos ciclistas e de realização da Etapa da Volta, aberta ao público.
Na segunda-feira, a quinta etapa da Volta – que termina às 19h00, na Avenida da Europa – irá obrigar à interdição total de trânsito naquela artéria, em ambos os sentidos.
Já entre as 16h00 e as 17h30, também estarão cortadas a Avenida da Bélgica, Avenida Pedro Henriques, Avenida Mário Soares, o troço da Circular até à Rotunda Grão Vasco, Avenida de Salamanca (ambos os sentidos), Túnel de Viriato, Avenida António José de Almeida (entre o Terminal Rodoviário de Viseu e a Fonte Cibernética), Avenida Capitão Homem Ribeiro e Avenida Monsenhor Cónego António Freire (sentido ascendente).
Interditas também vão estar a Avenida Cidade de Peniche (sentido ascendente), Avenida Lusitano Futebol Clube (sentido ascendente), Avenida António Filipe (troço ascendente da Circunvalação), a estrada entre as rotundas José Branquinho e Paulo VI (sentido ascendente) e os troços da Circunvalação entre as rotundas Paulo VI e 5 de Outubro e entre as rotundas do McDonald’s, da Feira Semanal e do Coval (ambos os sentidos).
A Volta a Portugal provoca ainda cortes na Avenida do Regimento de Infantaria 14, na Rua de Santo Estêvão (toda a extensão), na Rua Principal de Orgens, na Estrada Nacional 337 (entroncamento da Rua da Longra com a entrada da cidade) e na Avenida Cidade de Aveiro (ambos os sentidos e em toda a extensão).
Para quem está a conduzir, a PSP sugere vários percursos alternativos. Para chegar ao centro de Viseu pela 1.ª Circular, o acesso só vai ser possível pelos viadutos de Marzovelos e Ranhados. Quem vem de Coimbra deve contornar a cidade pela Rotunda Heróis do Ultramar, sair à direita e seguir pela Avenida Cidade Politécnica.
Para o trânsito vindo de Castro Daire, este deve seguir pelo IP5 e aceder à Estrada Nacional 229, seguindo depois por Gumirães e Rio de Loba. E, para quem vem de Sátão, o acesso também deve ser feito por Gumirães e Rio de Loba.
Quem vem de Figueiró e Tondelinha deve ir pela Quinta da Longra, Rua de São Salvador e Marzovelos para chegar a Viseu. Os autocarros que querem entrar no Terminal Rodoviário (antiga Central de Camionagem) devem entrar e sair pela Avenida António José de Almeida, via centro da cidade.
O sentido ascendente do troço da Circunvalação entre as rotundas da Feira Semanal e 5 de Outubro estará reservado às ambulâncias do INEM.
Já na terça-feira, dia da Etapa da Volta, o trânsito vai estar cortado das 10h00 às 10h30 na Rua de Santo Estêvão, Orgens, troço entre o entroncamento de Orgens e a Rua Quinta da Longra (Estrada Nacional 337), Rua Quinta da Longra, Rua de São Salvador e troço entre a Rua Principal da Póvoa da Medronhosa e Serzedelo.
Das 12h00 às 15h00, os condicionamentos vão ser aplicados na Rua Nova da Esculca, no troço da EN229 entre aquela artéria e a rotunda do Pingo Doce, na Avenida dos Fundadores (Travassós de Cima), na Rua Nova de Santiago, na Avenida Mário Soares e na Avenida Pedro Henriques.
“Agradece-se a compreensão de todos os munícipes e visitantes, apelando à antecipação de deslocações e à adoção dos percursos alternativos recomendados”, pede a PSP de Viseu.