Câmara Municipal de Viseu
Vitor-Martinho-Vitor-Joao-Pereira-Domingues-Martinho web
exposição no coração da revolução viseu 2
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
sé de viseu
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Viseu: Digressão nacional e internacional na segunda edição da “Rituais para o futuro”

Viseu: Digressão nacional e internacional na segunda edição da “Rituais para o futuro”

Organização fala numa "programação cativante de artes performativas", que começa em Viseu já este mês e prolonga-se até janeiro de 2026

Maria Tavares e Diogo Podence *
 Viseu: Digressão nacional e internacional na segunda edição da “Rituais para o futuro” - Jornal do Centro
06.05.25
fotografia: Maria Tavares e Diogo Podence
partilhar
 Viseu: Digressão nacional e internacional na segunda edição da “Rituais para o futuro” - Jornal do Centro
06.05.25
Fotografia: Maria Tavares e Diogo Podence
pub
 Viseu: Digressão nacional e internacional na segunda edição da “Rituais para o futuro” - Jornal do Centro

A Associação Ritual de Domingo volta a ser palco de mais uma edição de “Rituais para o futuro II”, em Viseu, com três novas criações originais, uma digressão local, nacional e internacional, e duas novas criações com Sangue Novo. A organização fala numa “programação cativante de artes performativas”, que começa já este mês e prolonga-se até janeiro de 2026.

“A programação está pensada para os próximos dois anos com novas dramatologias e encenações originais que envolvam as pessoas de Viseu e o público nacional, o projeto quer estar mais próximo da população e das instituições do concelho e também envolver o cenário artístico teatral local”, menciona responsável pela dramaturgia, encenação e espaço cénico do espetáculo, Cristóvão Cunha, durante a conferência de imprensa de apresentação da iniciativa.

O projeto artístico reforça a missão da associação de pensar e promover a arte local e é desenvolvido em vários locais do concelho de Viseu em conjunto com instituições e o município.

A primeira atuação deste novo projeto será a peça de teatro “Bitoques e Campos de Bola” em colaboração com a NACO (Núcleo Juvenil de Animação Cultural de Oliveirinha) que irá estrear dia 31 de maio, em Travanca de Bodiosa. Esta peça teatral evoca a função social do futebol e o convívio e a partilha de informação que ocorre junto dos campos de bola.

Ainda em maio, durante os dias 16 e 17, estreia no Círculo de Criação Contemporânea de Viseu a 3º edição de “Sangue novo” que será um momento de apresentação dos artistas mais jovens estagiários da Ritual de Domingo e onde serão apresentadas novas obras originais. Este espetáculo “tenta conectar ao máximo estes dois mundos, a arte e a educação e representa o eixo da relação com a educação artística, a formação e com uma instituição da qual temos uma relação muito estreita, o IPV e a ESEV”, refere a diretora artística, Sónia Barbosa.

A próxima obra, “Helena e Clitemnestra”, é uma coprodução luso-italiana que representa “um grande passo de internacionalização do teatro produzido em Viseu e traz também para cá criação artística que pode abanar o paradigma artístico do Concelho“, afirma Sónia Barbosa. Esta peça é um texto original de Letizia Russo (dramaturga italiana) e apresenta ao público um encontro imaginário entre duas figuras históricas femininas: Helena de Troia e a sua irmã Clitemnestra.

O projeto “Noite Fora – Leitura e Conversas sobre Teatro”, que irá dividir-se em duas edições, uma em julho e outra em novembro, começou por ser “uma plataforma de partilha e divulgação de textos teatrais, e, ao mesmo tempo, de encontro de artistas fora de Viseu com artistas locais”. Este projeto chega à 21ª e 22ª edições, com duas vertentes: uma edição de verão dedicada à pesquisa e criação dramaturgica e outra de inverno com leituras encenadas e conversas com o público. Uma iniciativa do Teatro Viriato e da encenadora e coordenadora Sónia Barbosa que tem dado a conhecer autores, dramaturgias e qual a relação dos artistas com elas, para a encenadora este é “um projeto sobre a criação, (…) e tem essa função de trazer o público para dentro das artes”.

Na edição de verão, vão ser desenvolvidos cerca de seis textos originais para cena, com o acompanhamento de Sónia Barbosa e Inês Barahona. Estes textos serão depois transformados na edição de inverno em leitura encenada com atores locais, dirigido por Pedro Gil.

O projeto “Take My Breath Away (versão Redux)”, criado em 2023, retoma em outubro ao Círculo de Criação Contemporânea de Viseu – Polo 1. Esta nova versão aposta na proximidade com escolas e públicos jovens e insere-se num cenário de colapso europeu, onde um casal de apresentadores entrevista cidadãos à procura de respostas reais. Este espetáculo conta com a dramaturgia de Keli Freitas, direção de Sónia Barbosa e um elenco que cruza palco e vídeo.

Em dezembro, estreia “Um Outro Natal”, um espetáculo para toda a família com novas perspetivas sobre o Natal, em parceria com o About Face Theater (EUA), é inspirado no conto “Um Natal” de Truman Capote, mas adaptado para os dias de hoje. A interpretação a solo de Ricardo Carneiro, é uma reflexão sensível sobre diferentes formas de viver o Natal e que pretende fugir á visão idealizada do Natal tradicional, será exibida cinco dias depois do Natal.

No final da conferência, a vereador da Cultura, Leonor Barata, afirmou que este programa permite “os cruzamentos entre os mais velhos e os mais novos, entre os que são de fora da Europa e nós, aquilo que somos e o que queremos ser”. Para a vereadora, é importante “pensar global, mas agir local” e é deste modo que o projeto “Rituais para o futuro II” pretende reforçar a rede colaborativa entre a criação artística, a educação, o território de Viseu e a comunidade.

 Viseu: Digressão nacional e internacional na segunda edição da “Rituais para o futuro” - Jornal do Centro

*em estágio

pub
 Viseu: Digressão nacional e internacional na segunda edição da “Rituais para o futuro” - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Viseu: Digressão nacional e internacional na segunda edição da “Rituais para o futuro” - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar