O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Magda Matos
Viseu recebe este sábado, até às oito e meia da noite, a nona edição do Cave Lusa Wines. A Pousada de Viseu celebra o amor aos vinhos de todas as regiões demarcadas portuguesas. “Trazemos a Viseu o melhor que se produz em Portugal na área do vinho. Viseu tem uma tradição ligada ao vinho e queremos a melhor montra de vinhos de todo o país aqui à cidade”, explica Rui Parente, CEO da Cave Lusa, entidade que organizou o evento.
O responsável indica que “de ano para ano este evento cresce”. “Esperamos casa cheia, público interessado e que os parceiros e produtores saiam satisfeitos de Viseu e com sentimento de missão cumprida”, acrescenta.
Líder da Cave Lusa, mas também a representar a Região Demarcada do Dão, Rui Parente não tem dúvidas de que os vinhos da região estão a beneficiar de “um trabalho que tem vindo a ser feito por todos os produtores com qualidade e a favor da notoriedade” daqueles vinhos. “O Dão estará, com certeza, em grande neste evento. Será a coqueluche”, remata Rui Parente.
Décima edição já está a ser pensada
Até hoje à noite, todas as regiões demarcadas portuguesas estão representadas num total de 160 produtores presentes. “Houve um aumento de 36 produtores comparando com o ano passado. Por questões logísticas e de espaço vimo-nos obrigados a rejeitar algumas presenças. Para o ano será a décima edição. E já estou a pensar numa alternativa ou formato que, efetivamente, celebre a décima edição e que dê mais oportunidade a outros produtores”, desvenda.
‘Bom vinho é um vinho honesto e com identidade do local de origem’
Com 160 produtores, Rui Parente estima estarem em Viseu entre 1500 e 1600 vinhos. Referindo ser “muito relativo definir o que é um bom vinho”, Rui Parente defende que um bom vinho é “ um vinho honesto, com identidade do local de origem”. Convidado a definir o que, para ele, significa o vinho, o rosto da Cave Lusa resume numa palavra: paixão. “Para mim o vinho é uma paixão. Trabalho neste setor com muito gosto e paixão”, assume.