No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara Municipal de Viseu vai avançar com um regulamento para cargas e descargas, com o objetivo de “pôr ordem” nas estradas da cidade. O presidente da autarquia, Fernando Ruas, disse esta quinta-feira em reunião do executivo que quer acabar com os constrangimentos causados pela paragem de camiões e outros veículos.
“Com alguma frequência damos conta de que, em algumas artérias da cidade, causam algum estrangulamento ao pararem a qualquer hora. Pedimos aos serviços que repusessem o regulamento e foi isso que foi aprovado”, frisou.
Fernando Ruas lembrou que a autarquia já dispunha de um regulamento que “não foi usado durante muitos anos” e que será agora reposto “e deverá ser muito parecido com o anterior”.
“[O regulamento] era para nós importante e a necessidade é cada vez mais crescente. À medida que há mais trânsito na cidade, tem que se disciplinar as cargas e descargas”, disse.
O autarca explicou que o documento vai privilegiar os horários a que devem ser feitas as cargas e descargas que, defende, deveria acontecer antes do início da atividade diária.
“Deverá privilegiar as horas adequadas para cargas e descargas. Queremos que todos façam o seu trabalho, não podemos é deixar que sempre que os operadores se lembram descarreguem. Tem que haver disciplina e é preciso que todos a saibam. Claro que estão a fazer o seu trabalho, mas têm que se adaptar e fazê-lo em outro horário como por exemplo antes de começar a atividade normal, que é o que se faz pela Europa fora”, destacou.
Segundo o autarca, o regulamento vai agora seguir a sua “tramitação legal, aprovação e é para entrar em vigor” em breve. Fernando Ruas disse ainda que espera agora que depois da entrada em vigor do regulamento “a Polícia de Segurança Pública e a Polícia Municipal o façam cumprir”.