No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Está dominado o incêndio que esta tarde consumiu uma zona florestal e de mato em Couto de Baixo, no concelho de Viseu. O alerta foi dado às 14h40, tendo sido dado como dominado cerca das 17h00.
À chegada dos meios de socorro as chamas lavravam com grande intensidade, o que levou a um reforço significativo de meios, disse ao Jornal do Centro o 2º comandante dos Bombeiros Sapadores de Viseu, Rui Nogueira.
“O incêndio está neste momento dominado. À chegada dos meios o incêndio estava a evoluir com grande intensidade o que levou a um reforço significativo de meios”, frisou. No local chegaram a estar 125 operacionais, apoiados por 33 meios terrestres e seis meios aéreos.
O combate às chamas foi dificultado “devido ao vento e orografia” mas, ainda assim, “os bombeiros conseguiram, de forma eficaz, travar a sua propagação”, destacou Rui Nogueira.
No combate às chamas, três bombeiros ficaram feridos devido ao cansaço, intoxicação e inalação de fumo. Os operacionais foram assistidos no local e encaminhados para o Hospital de Viseu.
O incêndio começou no concelho de Viseu, mas acabou por alastrar para o concelho vizinho de Vouzela. Ao que foi possível apurar, as chamas terão tido inicio numa zona onde nos últimos tempos têm ocorrido vários incêndios.
Não chegaram a estar em perigo povoações, habitações ou infraestruturas agrícolas, resultado “do combate eficaz e evitou que o incêndio progredisse e tomasse outras proporções”, disse Rui Nogueira.
No local estão agora apenas meios terrestes na operação de consolidação e rescaldo.