No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Mercado 2 de Maio, em Viseu, recebe entre 16 e 18 de outubro o Viseu Inclusivo, uma iniciativa dedicada à inclusão, à participação ativa e à partilha de experiências nas áreas social, da saúde e do envelhecimento, que termina com uma conversa e um concerto de Carolina Deslandes.
Durante três dias, o evento reúne instituições, associações, profissionais e representantes da comunidade num programa que inclui painéis temáticos, conferências, atividades sensoriais, atuações artísticas e uma exposição de entidades parceiras.
A iniciativa pretende promover a reflexão sobre os desafios de uma sociedade mais inclusiva e divulgar práticas desenvolvidas no território, com destaque para as áreas da intervenção social, do envelhecimento, da saúde de proximidade e da participação ativa.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Azevedo, considera que o encontro constitui uma oportunidade para reforçar o compromisso coletivo com uma sociedade em que todos tenham lugar e oportunidades de participação, defendendo a importância do trabalho em rede e da proximidade entre instituições e comunidade.
A programação cultural inclui atividades sensoriais dinamizadas pelo projeto Sentidos em Movimento, da ACAPO Viseu, e atuações de vários grupos e projetos, entre os quais A Voz do Rock, da GIRA SOL AZUL, os Bué Animados, da APPDA Viseu, o Teatro APCV, o Grupo 6 Cordas, da APPACDM Viseu, e a INFANTUNA.
O encerramento está marcado para 18 de outubro, às 15:00, com uma conversa e um concerto da cantora Carolina Deslandes.
Os bilhetes para este momento estarão disponíveis para levantamento na Loja de Turismo, no Mercado 2 de Maio, a partir de 12 de outubro, estando a distribuição limitada a dois bilhetes por pessoa e à lotação do espaço.
O evento conta ainda com tradução em Língua Gestual Portuguesa, assegurada pela Surdisol, e com a participação de entidades parceiras, que darão a conhecer projetos e respostas nas áreas abrangidas pela iniciativa.