No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Freguesia de Viseu recebeu 201 participações durante o Diagnóstico Participativo do centro histórico da cidade, cujos resultados serão apresentados no próximo sábado (dia 12) às 16h00 no Solar dos Peixotos. Na sessão, também serão apresentadas propostas de seguimento e de melhoria do projeto.
A junta de freguesia organizou o processo participativo entre janeiro e junho deste ano, recebendo vários contributos de cidadãos de Viseu. O projeto, que também promoveu várias sessões com a população, foi um dos finalistas da iniciativa Best Practice in Citizen Participation, um prémio que distingue as melhores práticas de cidadania participativa.
As 201 sugestões foram feitas por decisores políticos, líderes sociais, técnicos, moradores, estudantes, jovens, comerciantes, empresários, proprietários de bares e discotecas, novos investidores e consumidores.
“A ronda de reuniões participativas, com diferentes tipologias de atores, permitiu conhecer as diferentes perceções dos cidadãos e cidadãs sobre o centro histórico e ajudar a construir uma visão partilhada dos problemas e potencialidades dessa área da cidade”, recordou a Freguesia de Viseu.
O relatório diagnóstico, já concluído, inclui, além da caraterização e análise da atual situação da zona histórica de Viseu, um conjunto de propostas de melhoria apontadas pelos participantes e também algumas recomendações técnicas de seguimento “para um possível plano de ação, em função dos resultados obtidos no diagnóstico”.