Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
O evento de promoção e valorização de vinhos e queijos PROVE vai realizar-se no próximo ano em Viseu, que acolhe a segunda edição. O anúncio foi feito pela organização, que também fez um balanço positivo da primeira edição que decorreu no último mês de junho em Coimbra.
O evento, a primeira mostra enogastronómica de vinho e queijo de origem certificada da região Centro, contou com vinhos das regiões do Dão, Bairrada e Beira Interior e queijos da Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela, além de três masterclasses de vinho e queijo e uma prova comentada de vinhos.
Segundo a organização, o PROVE mostrou ser uma “ferramenta de literacia” e de “fortalecimento da coesão territorial e de valorização do património em rede, traduzindo-se num evento com uma oferta atrativa e didática para o público e consumidores”.
Além do vinho e do queijo, também foram provados pão, enchidos e doces regionais. Em comunicado, os promotores do PROVE sublinham que encontros como este “desempenham um papel crucial na valorização e promoção da cultura e do património das regiões”.
“Mais do que evento de lazer, são plataformas dinâmicas que permitem a conexão direta entre produtores e consumidores, fomentando o comércio local e impulsionando a economia, mas também a literacia alimentar”, acrescentam.
A organização do PROVE inclui as comunidades intermunicipais Viseu Dão Lafões, Região de Coimbra, Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Região de Leiria e Região de Aveiro e os programas de valorização económica de recursos endógenos Queijos do Centro de Portugal e Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas do Centro / Consórcio CONVICENTRO.