Viseu tremeu com sismo de magnitude 4.1 e epicentro em Celorico da Beira
Centenas de relatos nas redes sociais dão conta do tremor de terra que se sentiu na zona de Viseu quando o relógio marcava as 00h38.
De acordo com o IPMA, tratou-se de um sismo de magnitude 4.1 ( (Richter)com epicentro em Celorico da Beira, concelho da Guarda, e que foi sentido no centro e norte de Portugal.
“Que susto! A minha casa abanou toda”, esta é a frase que mais se lê entre quem está a partilhar a experiência nas redes sociais.
Quem se apercebeu, relata que sentiu tudo a abanar e um barulho a atravessar como se fosse uma onda grave sonora.
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento pelo IPMA, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) no concelho de Covilhã (Castelo Branco).
Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Aveiro, Santa Maria da Feira, Mealhada, Ovar, Vale de Cambra (Aveiro), Sertã (Castelo Branco), Guarda (Guarda), Alijó (Vila Real), Cinfães, Mangualde, Nelas e Viseu (Viseu).
“Foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.1 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de quatro quilómetros a Oeste-Sudoeste de Celorico da Beira”, lê-se no comunicado do IPMA que explica, ainda, que “a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes”.