No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Viseu vai ter um novo posto de carregamento de veículos elétricos no centro da cidade. As obras para a instalação de uma estação “hub” na zona de Santa Cristina já arrancaram e ela será constituída por um posto de carregamento ultrarrápido com uma capacidade de 150 kilowatts, três de carregamento rápido de 50 kilowatts e cinco de carregamento normal com 22 kilowatts, fez saber a autarquia.
A estação vai ficar junto ao Seminário Maior. Viseu é uma das dez cidades do país que irá beneficiar de uma nova estação para carregamento de veículos elétricos da MOBI.E.
As obras estão a decorrer desde o final de fevereiro. A autarquia viseense prevê que os trabalhos “se prolonguem por dois meses”. Durante este período de obras, o estacionamento na zona está interdito.
Viseu foi uma das cidades escolhidas para acolher estações “hub” pela MOBI.E no âmbito da aprovação do Programa de Estabilidade Económica e Social (PEES) pelo Governo. A cidade já tem 10 postos de carregamento elétrico a funcionar atualmente.
Os custos desta operação estão a cargo da MOBI.E, no âmbito do PEES. O investimento para a instalação dos novos postos de carregamento em todo o país é de cerca de 1,9 milhões de euros.
Em setembro de 2020, a Câmara de Viseu tinha firmado com a MOBI.E um protocolo de parceria que previa o reforço da rede de carregamento de veículos elétricos com um “principal enfoque na rapidez do carregamento”.
O protocolo previa a instalação, em Viseu, de mais nove estações de carregamento além de quatro outros ‘hubs’ nos parques de estacionamento da cidade, duplicando a sua capacidade.
“Além disso, atendendo às características dos novos carregadores – em que a potência de carregamento por tomada é significativamente superior –, Viseu passa a dispor de uma capacidade instalada consideravelmente maior que a atual”, revelou o comunicado do município divulgado na altura.