No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
As autarquias de Viseu e Sátão acordaram com a Infraestruturas de Portugal um entendimento que visa concretizar a construção da variante IP5-Mundão e o melhoramento dos acessos ao Parque Industrial do Mundão, servido pela Estrada Nacional 229, que liga os dois concelhos.
Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal afirma que o acordo de gestão prevê “a construção da EN229, entre o IP5 e o Parque Industrial do Mundão, e a requalificação da EN229 entre Viseu e Satão”.
O projeto da EN229 já foi acordado com as respetivas autarquias em 2020, com uma comparticipação de 1,4 milhões de euros. A obra está orçada num total de 12,3 milhões.
“Nos termos do acordo de gestão é atribuída à IP a responsabilidade de desenvolver os projetos relativos às acessibilidades em causa, competindo-lhe ainda o desenvolvimento de todos os procedimentos necessários para a sua execução. Os Municípios disponibilizarão os terrenos municipais que se mostrem necessários à execução destas intervenções”, afirma a IP em comunicado.
A Infraestruturas acredita que, com este novo acordo, “é dado um importante passo com vista à concretização destas intervenções estruturantes para os municípios e para o ordenamento deste território”, contribuindo para o desenvolvimento da economia local e para a melhoria da qualidade de vida.
A construção da variante IP5-Mundão vai ser feita no âmbito do Programa de Valorização das Áreas Empresariais, lançado pelo Governo e que visa promover melhores condições de acesso às vias para as pequenas e médias empresas.