No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Vouzela tem um projeto que aproveita resíduos de empresas locais para fazer novos produtos que podem gerar alguma receita extra para os munícipes do concelho.
A iniciativa by.Vouzela será apresentada publicamente no dia 10 de novembro pela Câmara Municipal e pela associação Vouzelar na sede da Associação Cultural e Recreativa de Cambra. O projeto conta com um investimento de 15 mil euros dos Prémios Caixa Social, da Caixa Geral de Depósitos.
Seguindo o conceito de economia circular, o by.Vouzela envolveu a criação de uma oficina de costura onde a comunidade participa na elaboração de novas peças a partir de matéria prima resgatada da indústria local e que, de outra forma, “seria incinerada ou colocada em aterro”, realça a Câmara numa nota.
As peças serão depois colocadas à venda, gerando receita para quem as criou. A autarquia frisa que este projeto está alinhado com o compromisso de Vouzela “em tornar-se cada vez mais sustentável e que tem envolvido a comunidade em vários quadrantes”.
São parceiros do projeto a União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, a Associação Cultural e Recreativa de Cambra, as empresas Faurecia e Brintons (que fornecem a matéria-prima), a Escola Profissional de Vouzela, a Universidade da Beira Interior e a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.
A apresentação está marcada para as 11h00.